19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de janeiro, 2026

Emprego na indústria volta a crescer em fevereiro

Geral – 12/04/2012 – 13:04

Salários dos trabalhadores sobem e têm melhor resultado desde fevereiro de 2008, diz IBGE

Após recuar no primeiro mês do ano, o nível de emprego na indústria voltou a aumentar em fevereiro e teve leve alta de 0,1%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (12).

Assim como o emprego, o salário dos trabalhadores do setor também aumentou. A alta foi de 1,3%, a maior expansão no contracheque desde outubro de 2008, quando a remuneração mensal subiu 1,7%.

O instituto destaca que o resultado de fevereiro dos salários teve “clara influência do avanço de 22% assinalado pelo setor extrativo, por conta do pagamento de participação nos lucros e resultados em empresas do setor”. Por outro lado, a indústria de transformação apontou queda de 0,6%.

No início de abril, o governo federal anunciou a desoneração de impostos da folha de pagamento de 15 segmentos da indústria. O objetivo principal é, justamente, incentivar a criação de empregos no setor, que sofre com o dólar desvalorizado e a invasão de produtos importados.

Com a medida, que passa a valer a partir de julho, a expectativa é que as indústrias contratem mais funcionários para aumentar a produção. Com isso, os níveis de emprego no setor devem se manter em alta.

Fevereiro 2012 x fevereiro 2011

Na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês do ano passado, entretanto, houve uma queda de 0,7% no emprego industrial — o quinto resultado negativo neste tipo de comparação e o pior desde janeiro de 2010.

Neste recorte, os segmentos da indústria que alavancaram o emprego no setor foram alimentos e bebidas (com alta de 4,9%), máquinas e equipamentos (2,1%), indústrias extrativas (4,7%), meios de transporte (1,4%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (2,0%).

Por outro lado, nove dos 18 ramos pesquisados registraram queda nas contratações, com destaque para o vestuário (com queda de 7,4%), produtos de metal (recuo de 5,6%), calçados e couro (-6,3%), madeira (-10,4%), têxtil (-5,1%), borracha e plástico (-4,1%) e papel e gráfica (-3,8%).

Na relação entre fevereiro de 2011 e de 2012, os salários aumentaram 5,4% — 26º resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde agosto de 2011 (7,1%), destaca o IBGE.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-candidatura de Marcos Pollon ao Governo de MS ganha apoio da direita conservadora do Estado

Com o crescimento nas pesquisas de intenção de voto, a pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026 do deputado...

Dor de cabeça sem fim: Moradores denunciam novas brigas e furtos em frente ao Centro POP em Três Lagoas

Em participação por telefone à Toninha Campos, secretário Fernando Garcia prometeu articulação com Polícia e Ministério Público para solucionar o problema na região

Moradora de Três Lagoas morre após cirurgia cardíaca de emergência em Campo Grande

Após dias de espera por cirurgia de emergência, Míria Peter Vitalino, de 42 anos, não resistiu ao procedimento em Campo Grande A vida de Míria...