Geral – 12/04/2012 – 11:04
O deputado federal Giroto (PMDB) afirmou no final da tarde de ontem (11/04) que apoia a reivindicação dos profissionais da enfermagem para que seja reduzida de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho da categoria. Ontem, cerca de 7 mil profissionais participaram de manifestação na Esplanada dos Ministérios e à tarde se reuniram na Câmara dos Deputados para discutir a votação do Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta esta nova jornada.
O parlamentar sul-mato-grossense afirmou aos integrantes do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande (Sisem), que participaram da mobilização, que é favorável à votação do Projeto de Lei uma vez que pode ser apreciado em plenário desde 2009. ~
“É uma reivindicação justa para esta categoria que é um dos alicerces do sistema de saúde. Os enfermeiros dão suporte aos médicos e realizam procedimentos essenciais à preservação de vidas. Sabemos que a jornada menor beneficia os enfermeiros, que enfrentam jornadas estressantes, que necessitam grandes doses de paciência e muita concentração”, destacou Giroto.
A mobilização reuniu cerca de 100 enfermeiros de Mato Grosso do Sul na capital federal, de acordo com Marcos Tabosa, presidente do Sisem, ressaltando que “não da para aguardar mais, a redução da jornada precisa ser feita o mais rápido possível para que haja melhora no atendimento”.
Ontem, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, afirmou que o PL 2295/00 só poderá ser votado quando a pauta estiver destrancada, entretanto o presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), disse que “a única maneira de votar a proposta é uma decisão política de um grupo de deputados que apoia esse movimento pelas 30 horas para a Enfermagem”, defendendo que embora medidas provisórias estejam trancando a pauta, a matéria poderia ser apreciada em sessão extraordinária.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa


