32.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Cultura promove cadastro de artesãos e emite carteirinha em Três Lagoas

07/07/2017 14h29

Objetivo é legalizar e inserir o profissional de Três Lagoas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB)

Por: Ascom

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio de ação conjunta da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), promove o cadastro nacional dos artesãos e artesãs e emissão ou renovação da respectiva carteirinha funcional.

Para essa finalidade, a equipe de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, responsável pelo cadastro e emissão das carteirinhas de artesão, estará na Cidade, na Diretoria de Cultura (prédio da antiga Prefeitura), no dia 02 de agosto, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

A presença dessa equipe em Três Lagoas, atendendo ao pedido do diretor de Cultura, Rodrigo Pedroso Fernandes, tem a finalidade de realizar o cadastro nacional do artesão e artesã e emitir e renovar, se for o caso, a Carteira Nacional do Artesão.

Com esse cadastro, o artesão passa a constar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), valorizando assim as atividades que desempenha, com direito a uma série de vantagens e incentivos.

Entre as vantagens e direitos estão: a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; participação em oficinas e cursos de artesanato; acesso a incentivos fiscais; isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito; e a possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins da Previdência Social, entre ouras.

DOCUMENTOS

O cadastro para a emissão da carteirinha deve ser feito pessoalmente pelo artesão ou artesã, no local e horário informados acima, como explicou o coordenador da Casa do Artesão, Eduardo Nakamura.

Além dos documentos pessoais de identificação, como RG e CPF, há necessidade de apresentação de uma foto 3×4 recente e comprovante de residência.

Também se faz necessário a comprovação de autoria de uma peça de artesanato pronta e de uma peça em andamento e a concluir para breve demonstração da produção.

Mais esclarecimentos poderão ser obtidos com a equipe da Casa do Artesão, por telefone (3929-1579) ou pessoalmente na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, número 470, na Orla da Lagoa Maior.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Casa do Artesão está aberta ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil O número de internações de crianças menores de 10 anos em consequência...

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (26), da...