Geral – 12/04/2012 – 10:04
Coletores de desejos avisam quando estão cheios para central de controle
Um projeto piloto no bairro do Jardins, na zona sul de São Paulo vai começar a testar um sistema mecanizado de coleta de lixo para acabar com os sacos plásticos na rua. Os dejetos domiciliares serão depositados em uma espécie de lixeira fechada de metal e caem direto em contêineres que ficam enterrados sob as calçadas.
O primeira lixeira mecanizada será instalado na esquina da avenida Faria Lima com Avenida Rebouças. Segundo a empresa responsável pelo serviço, a TNL, serão utilizados equipamentos compostos por duplas de contêineres com capacidade para até 8.000 litros de resíduos.
Os equipamentos avisam quando estão cheios para uma central de controle automatizada. Para recolher o lixo, eles são elevados ao nível da rua por meio de um sistema mecânico lateral, operado pelo motorista do caminhão de coleta.
De acordo com a empresa, o modelo “aprimora o sistema de gerenciamento de lixo” e ajuda a “diminuir substancialmente o contato da população com material em decomposição e focos de contaminação”.
- Sem contar a visível melhora da paisagem urbana desta cidade já tão sacrificada por problemas de superpopulação, além de trazer ares de modernidade para aspectos importantes relacionados a sustentabilidade e educação ambiental.
Outro modelo, composto por um compactador de lixo enterrado com capacidade de até 10 toneladas de resíduos sólidos, foi instalado na Comunidade Nova União, em Pirituba, e também aguarda inicio de operação nessa primeira fase do projeto piloto em implantação na cidade.
O equipamento é adequado para instalação em zonas de grande geração de resíduos, como em comunidades, mercados, shoppings e outros pontos estratégicos.
Fonte: R7


