29.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de janeiro, 2026

Ex-prefeito de Jaraguari terá que devolver mais de R$ 96 mil ao cofre público

Geral – 12/04/2012 – 09:04

Durante a sessão da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), realizada nesta terça-feira (10) os conselheiros José Ancelmo dos Santos, Ronaldo Chadid e Waldir Neves e o procurador do Ministério Público de Contas João Antônio de Oliveira Martins Júnior, foram rejeitadas cinco prestações de contas de prefeituras do interior e da capital de um total de 12 processos julgados.

Entre os processos considerados irregulares está o de n° 1114/2006 referente a execução do contrato celebrado entre o município de Jaraguari e DAHM Comércio de Combustíveis Ltda., cujo objetivo era o fornecimento de combustível destinado aos veículos e máquinas das diversas Secretarias Municipais pelo período de 120 dias.

De acordo com o processo, “o responsável à época não comprovou devidamente os valores da despesa, bem como, não apresentou todos os documentos necessários à regularidade e legalidade da sua execução contratual, contrariando a legislação pertinente”.

O ordenador de despesas foi notificado e segundo consta no relatório voto, “embora tenha se justificado no sentido de que o órgão de origem não disponibilizou toda a documentação relativa à execução para o devido envio a esta Corte de Contas, tinha a obrigação de tê-la remetido no prazo de 15 dias da sua realização, ocasião em que ainda era o ordenador de despesas”.

O conselheiro relator Waldir Neves declarou irregular e ilegal a execução do contrato e aplicou multa ao ex-prefeito de Jaraguari João Queiroz Baird no valor equivalente a 100 Uferms pela ausência de documentos necessários à comprovação da despesa e 50 Uferms para o atual prefeito Valdemir Nogueira de Souza pelo não atendimento, sem causa justificada, à diligência do relator e ainda determinou a devolução da quantia de R$ 96.204,78 em razão da ausência de atesto nas notas fiscais de responsabilidade do ex-prefeito.

Após publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE/MS, os gestores dos respectivos órgãos jurisdicionados poderão entrar com pedido de recurso, revisão e/ou reconsideração, conforme os casos apontados nos processos.

Fonte: Midiamax/EdiçãoMS/DA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comitê Municipal de Combate às Arboviroses retoma atividades em Três Lagoas no dia 15

Primeira reunião de 2026 reunirá instituições parceiras para definir estratégias de prevenção contra dengue, zika e chikungunya A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados da Educação para exames admissionais e entrega de documentos

Chamamento é referente ao Concurso Público 2021 e contempla candidatos do Edital nº 016/2022 etapas incluem exames médicos e comprovação documental para posse A Prefeitura...

Traficante morre após atirar contra Força Tática no Orestinho em Três Lagoas

Douglas Cardoso Portella chegou à ser preso por tráfico de drogas na semana passada e morreu após trocar tiros com policiais em uma área de mata