27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Lei que reduz salário e jornada de trabalhadores já esta em vigor

29/06/2017 08h55

Por: Yahoo Finanças

O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.456/2017, que permite a redução em até 30% da jornada e salários de trabalhadores de empresas com dificuldades financeiras e prevê novas regras para o Programa Seguro-Emprego, antes denominado Programa de Proteção ao Emprego. O texto foi publicado nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial da União.

Empresas de quaisquer setores que passem por dificuldades financeiras podem aderir ao PSE. Basta que entrem em acordo coletivo de trabalho para redução de jornada e salário em até 30%.

O prazo de adesão, que era até dezembro de 2016 no PPE, passa a ser dezembro de 2017, com extinção do programa em dezembro de 2018. As empresas participantes continuam proibidas de contratar funcionários para executar as mesmas atividades exercidas por empregado abrangido pelo programa.

A adesão de novas empresas ao PSE também está sujeita à disponibilidade orçamentária e financeira a ser fixada pelo Executivo. A despesa com o PSE é estimada em R$ 327,3 milhões em 2017 e e R$ 343,4 milhões em 2018. Os cálculos baseiam-se em um público de 55 mil trabalhadores, atualmente coberto pelo programa, durante 5,6 meses, em média.

A intenção do governo é reduzir o número de demissões ao baratear, temporariamente, os custos com mão de obra em empresas com dificuldades financeiras. Empresas que aderirem ao programa de forma fraudulenta deverão devolver o valor integral recebido do governo acrescido de juros com base na taxa Selic.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...