24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 26 de novembro, 2025

Três Lagoas pode se tornar um dos maiores produtores de peixe do Brasil

08/06/2017 14h52

Os tanques que devem ser instalados na divisa de Três Lagoas e Selvíria e no município de Aparecida do Taboado

Por: Rayani Santa Cruz

Três Lagoas junto a outras duas cidades que são banhadas pelo rio Paraná, podem se tornar extremamente importantes na criação de pescado em tanques, alavancando a economia sul-mato-grossense.

De acordo com a senadora federal Simone Tebet (PMDB), a concessão que permite a construção dos tanques e frigorífico foi assinada e o contrato entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e duas grandes empresas produtoras de peixe de água doce permite o uso do lago do Rio Paraná, no MS, pelo prazo de 20 anos, para a produção de peixe.

Com isso o Mato Grosso do Sul pode se tornar destaque nacional em produção de tilápia, o Governo Federal, já havia autorizado por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a instalação de tanques-rede no Rio Paraná.

Tebet, explicou que o frigorífico será construído em Três Lagoas por conta da estrutura que a cidade oferece, já o tanque ficará na divisa do rio entre a cidade e o município de Selvíria. Os recursos gerados levarão benesses para as duas cidades.

Simone Tebet lembrou que além de a produção de peixe não ter impacto ambiental, as empresas vencedoras da licitação vão construir laboratório de vacina, frigorífico, indústria da farinha e do óleo de peixe e aproveitamento da escama, que será utilizada na indústria cosmética.

Em aparte, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) destacou a capacidade do empreendimento de gerar 3 mil empregos diretos e 13 mil empregos indiretos.

“Isso vai fortalecer o comércio local e é assim que gira a espiral da economia”, afirmou o Senador Moka.

As empresas vão pagar outorga de dois milhões de reais pelo direito de uso dos lagos por 20 anos. O planejamento prevê a instalação de 554 hectares de tanques-rede para criar tilápias nos lagos das duas usinas entre os municípios de Aparecida do Taboado e Três Lagoas, com capacidade para produzir até 120 mil toneladas ao ano.

Foto: Divulgação

Simone Tebet registrou em Plenário nesta quinta-feira (08), a assinatura do contrato de concessão para a instalação de tanques no rio Paraná no MS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde e combate a endemias

Projeto garante benefício com regras diferenciadas e segue agora para análise da Câmara O Senado aprovou nesta terça-feira, o projeto de lei que cria aposentadoria...

Presidente da República sanciona lei que amplia isenção do Imposto de Renda

Medida deve retirar mais de 15 milhões de brasileiros da cobrança do IRPF O presidente da República sanciona nesta quarta-feira a lei que amplia a...

Expedição da PMA completa 10 anos levando inclusão e serviços essenciais ao Pantanal

Ação realizou atendimentos, doações e atividades educativas em comunidades ribeirinhas e indígenas A Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA),...