26.3 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Moradores fazem protesto contra fechamento de unidade de saúde

31/05/2017 18h06

Moradores fazem protesto na Câmara contra fechamento de unidade de saúde no Santa Luzia

Por: Infoco Bolsão mais informações Clique Aqui

Um grupo de moradores e servidores com cartazes protestaram na sessão da Câmara de terça-feira (30) contra o fechamento da EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde) “Eurídice Chagas Cruz’, localizada na Rua Bernardino Mendes, no Jardim Santa Luzia.

A unidade do Jardim Santa Luzia passará por reformas e o atendimento aos pacientes será transferido para a Unidade Básica de Saúde “Pastor Marcos Rogério”, no Residencial Orestinho – que fica há mais de 2,3 km de distância. “Não queremos o caos, queremos saúde” e “o bairro Santa Luzia não merece ser penalizado”, diziam os cartazes

A secretária municipal de saúde, Maria Angelina da Silva Zuque, que utilizou a tribuna da Câmara para falar sobre as questões da saúde no município, disse que a unidade não será fechada, apenas passará por reformas e ampliações. “Essa é uma necessária e que precisa ser feito com urgência, principalmente no telhado e piso. Mas também haverá ampliações de salas para melhorar o atendimento”, disse.

Quando a mudança no atendimento ela disse que é temporária e no máximo de 7 a oito meses para conclusão da obra.

Por outro lado, os moradores temem que o problema venha se repetir como aconteceu há alguns anos., “Eles falaram que era alguns meses e a unidade ficou fechada por mais de dois anos. Porque não alugam uma residência no bairro, porque nem todas as pessoas tem como se locomover para receber um atendimento tão distante”, disse a moradora Luciene Vieira de Brito.

Ela citou ainda que têm cadeirantes e pessoas com muletas que precisam do atendimento naquele local. “Vamos lutar e não vamos aceitar o fechamento da unidade”, desabafou a moradora.

Apoio dos vereadores

A indignação dos moradores e servidores da unidade também ganhou o apoio dos vereadores, inclusive dos vereadores Flodoaldo Moreno Junior (SD) e Davis Martinelli (PROS).

Flodoaldo lembrou que na unidade de Saúde do Santa Luzia, tem pediatra, clinico geral e ginecologista e atende um público mais velho e muitas mães com crianças de colo, o que dificulta ir até o Residencial Orestinho para receber o atendimento. “Essa é uma situação que precisa ser resolvida, como aluguel de uma casa no bairro enquanto a Unidade do Santa Luzia seja reformada”, observou.

Já Davis Martinelli foi mais taxativo com relação a esse problema. “O Prefeito Angelo Guerreiro não vem cumprindo o que prometeu em campanha de ouvir a população. Antes de tomar uma atitude como se faz necessário ir lá e ouvir a população, principalmente a mais carente dos bairros, que foi a responsável pela maioria dos votos que o senhor Guerreiro recebeu nas unas. Foi para isso que o senhor (prefeito) foi eleito para administra e ouvir a sociedade”.

Solução para o impasse

O presidente da Casa, André Bittencourt que também parabenizou o protesto pacífico dos moradores na Câmara propôs em fazer uma indicação conjunta entre todos os vereadores para pedindo a prefeitura que alugasse um imóvel no Jardim Santa Luzia para resolver o problema. “Essa é uma já é uma ação efetiva dessa casa, que vamos cobrar para que os pacientes continuam sendo atendidos no bairro”, afirmou.

Os moradores se propuseram inclusive até em ajudar a Prefeitura encontrar o imóvel para alugar. O vereador Vagner Tenório da Silva (Silverado- PSDB) chegou a falar para os moradores que o prefeito estava disposto a reconsiderar a transferência do atendimento e alugar uma casa para resolver o impasse.

A unidade do Orestinho, construída pela Eldorado Brasil, por fazer parte dos termos de compromissos celebrados entre a fabricante de celulose e o Município de Três Lagoas, foi inaugurada em dezembro do ano passado pela prefeita Márcia Moura, mas ainda não entrou em funcionamento, por falta de funcionários.

Cartazes traziam frases de indignação como: “Não queremos o caos, queremos saúde” e “o bairro Santa Luzia não merece ser penalizado”

Unidade de Saúde tem atendimento clínico, pediatria e ginecologista

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...