29.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de dezembro, 2025

Após seis dias presos em mina, mineradores são resgatados no Peru

Geral – 11/04/2012 – 13:04

Mina de cobre tinha sido abandonada nos anos 90, mas entrada não foi dinamitada

Os nove mineradores que estavam presos após um desabamento em uma mina do Peru desde a quinta-feira foram resgatados nesta quarta-feira (11).

Em aparente bom estado e usando óculos de sol, eles saíram do túnel principal da mina pouco depois das 7h da manhã (9h em Brasília), e foram recebidos por seus familiares, pelo presidente Ollanta Humala e membros de seu governo.

Os resgatados são Jacinto Pariona, de 59 anos, e seu filho Roger Pariona, de 32, Félix Cucho Aguilar, de 41, Edwin Bellido, de 34, e os irmãos Santiago e Juan Taipa, de 22 e 23 anos, respectivamente.

Além deles, também foram retirados da mina Carlos Huamaní, de 47 anos, Jesus Capatinta Raymi, de 35, e Julio César Huayta.

Segundo informou a imprensa local, que acompanhou o resgate ao vivo, os nove mineradores foram atendidos por equipes de saúde, que decidirão seu eventual ingresso em centros hospitaleiros de Ica, a 38 km de distância do local do acidente.

Os especialistas que chegaram à mina tiveram que construir um abrigo de madeira no túnel de acesso para evitar os constantes desabamentos que dificultavam o resgate.

Embora o deslizamento tenha acontecido ao meio-dia do dia 5 de abril, os profissionais de resgate começaram as tarefas dois dias depois, com a participação de trabalhadores de mineradoras.

A mina de cobre tinha sido abandonada nos anos 90, mas sua entrada não foi dinamitada como exige a lei, e desde então os chamados mineiros informais trabalham no local sem as adequadas condições de segurança.

A mina se encontra fechada entre altas colinas, desérticas e pedregosas, que fazem com que a distância ao primeiro centro povoado não possa ser percorrida pelas ambulâncias em menos de três horas.

Fonte: R7 / Mariana Bazo/Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

DAM de Três Lagoas divulga balanço de 2025 com recorde de medidas protetivas

Levantamento aponta redução de 93% no número de inquéritos em andamento e reforça a eficiência da atuação policial no combate à violência doméstica e de gênero.

Fiscal da SES alerta sobre riscos do bronzeamento artificial e reforça ações do “Dezembro Laranja” em MS

Matheus Pirolo, em entrevista destacou que 12 máquinas ilegais foram retiradas de circulação em 2025 e alertou sobre os perigos do câncer de pele.

‘Mais grave que a Lava-Jato’, afirma Marcos Pollon após protocolo de impeachment contra Alexandre de Moraes

Interrompendo o recesso parlamentar, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da reunião de emergência da bancada de oposição na Câmara dos Deputados, na...