33.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Biblioteca de Três lagoas é selecionada em programa internacional patrocinado pela Fundação Bill Gates

26/05/2017 10h13

Em março de 2017 foi lançada a segunda fase do programa, que contempla 92 bibliotecas públicas

Por: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

A Biblioteca Rosário Congro de Três Lagoas está entre as selecionadas no Estado do Mato Grosso do Sul para participar do programa Conecta Biblioteca, patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates e realizado pela Ong Recode e pela Caravan Studios. Além de Três Lagoas, também foram selecionadas no Estado as bibliotecas municipais Francisco Alves Correa (Aquidauana); Dom Aquino (Naviraí); e a Professor Américo Rodrigues de Almeida (Rio Negro).

O objetivo é incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas, visando à sustentabilidade das ações e o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas.

No Brasil o programa teve sua fase inicial em 2015/2016 atendendo a 48 bibliotecas em todo o País. Em março de 2017 foi lançada a segunda fase do programa, que contempla 92 bibliotecas públicas.

A convocatória recebeu 180 inscrições em todo o Brasil, sendo 55 vagas disponíveis para bibliotecas em municípios de até 250 mil habitantes e ao menos três computadores com Internet para os usuários.
O Conecta Biblioteca ancora-se em três pilares: sustentabilidade, fortalecimento das habilidades dos profissionais e aumento do número de usuários de bibliotecas. O programa tem previsão de término para 2020 e possui o compromisso de sistematizar todos os materiais produzidos, que serão disseminados entre as seis mil bibliotecas em funcionamento no país.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul e as quatro bibliotecas do Estado selecionadas no programa vão participar do I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca, que vai acontecer de 29 de maio a 2º de junho, em Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro.

Participam também representantes de 92 bibliotecas selecionadas no país, mais 27 coordenadores estaduais de sistemas de bibliotecas. Eles serão incentivados a pesquisar suas comunidades e mapear os interesses e demandas do público em geral, especialmente dos jovens, para identificar formas de contribuir com o desenvolvimento educacional e profissional da população.

Para o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul – sistema que é vinculado à Fundação de Cultura de MS, Fábio Mota Queiroz, a importância do projeto é o seu caráter de valorização das bibliotecas. “Os bibliotecários vão passar por uma formação sobre o estudo das comunidades, uma capacitação para desenvolver nas bibliotecas um modelo de gestão participativa”.

A partir desse encontro nacional, os municípios participantes receberão cursos de formação presenciais e a distância. O Sistema vai estar diretamente envolvido em todo o processo. “Os gestores das bibliotecas vão desenvolver uma programação, como cursos, oficinas e webinar, a partir do interesse da comunidade, eles vão identificar o que as pessoas querem da biblioteca”, finalizou Queiroz.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...