26.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Projeto Áreas Mais Verdes da SEMEA já inseriu mais de 200 espécies de plantas em espaços públicos de Três Lagoas

16/05/2017 11h17

Projeto já plantou mais de 100 árvores, e outras 115 espécies ornamentais e de forração

Por: Assessoria de Imprensa

Uma cidade bem cuidada também tem que ter áreas de lazer e, melhor do que apenas ter esses locais é ter sombra de árvores. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) implantou o Projeto Áreas Mais Verdes que em quatro meses já plantou mais de 200 tipos de plantas, entre árvores, ornamentais e de forração em diversas áreas públicas de Três Lagoas.

Conforme relatório emitido pela SEMEA, a primeira ação, que ocorreu na Praça do Jardim Alvorada em fevereiro, foram plantadas 20 árvores (Ipês, Aroeira Pimenteira, Canafístula e Jacarandá), além de 70 plantas ornamentais (Agave, Trepadeira, Dracenas e plantas de forração). O local também ganhou 15 orquídeas.

No mês de março foi a vez do Jardim Maristela, que recebeu o plantio de 25 mudas de árvores em uma praça local. Entre as espécies plantadas estavam 10 Ipês e 15 Oitis que permitirão mais sombra aos cidadãos que usam o local como principal opção de lazer.

O Jardim Guanabara também recebeu a ação e com isso ganhou 40 novas mudas de árvores (Oiti, Ipês, Jacarandá e Flamboyant); Praça do Bairro Santa Luzia, que em parceria com a Paróquia local recebeu 30 espécies ornamentais.

Neste mês de maio a ação gerou novos frutos e plantou 15 árvores (Cassia, Manancá da Serra, Jacarandá e Jambo Vermelho) no Cento de Educação Infantil (CEI) Andreia Martinez Tabanez, no Bairro Novo Oeste durante a ação “Amor de Mãe” desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).

Com isso, o Projeto Áreas Mais Verdes já plantou mais de 100 árvores em diversos pontos da Cidade, além de outras 115 espécies, entre ornamentais e de forração, algo que permite, além de locais mais arborizados e agradáveis, melhora na qualidade do ar, afinal, as plantas fazem um trabalho importante na captação do gás carbônico e, em troca, emitem oxigênio.

PROJETO

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, dentre os objetivos do projeto está envolver a sociedade no cuidado de áreas verdes públicas e auxiliar o poder público no cuidado com estas. “Além disso, visamos revitalizar as áreas verdes e promover melhorias no paisagismo com inserção de diferentes espécies vegetais nas praças, jardins, e outros logradouros públicos, priorizando a utilização de espécies do bioma Cerrado. Por isso, convidamos a sociedade como um todo para participar desse projeto que dará uma cara nova a Três Lagoas”, explicou Celso.

Já o fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e, também, coordenador geral do projeto, Flávio Henrique Fardin, explicou que o planejamento do paisagismo e a arborização de áreas verdes conferem harmonia e beleza destes locais em equilíbrio com a infraestrutura existente.

PARTICIPAÇÃO

Conforme o projeto elaborado pela Secretaria, poderão fazer parte do projeto a sociedade civil (organizada ou individualmente), empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, associação de moradores e demais órgãos que tiverem interesse por arborização e paisagismo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio.

Inicialmente, o projeto será divulgado e as pessoas/instituições que tenham interesse pelo assunto, serão convidadas a participar de modo a criar um grupo de trabalho que poderá ter subdivisões de acordo com a aptidão dos membros, os quais serão organizados em três grupos, sendo eles: Grupo de planejamento; Grupo de Implantação, cuidado e monitoramento e Grupo de aquisição e produção de mudas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-matrículas para a Rede Municipal de Ensino 2026 de Três Lagoas começam no dia 2 de dezembro

A partir das 7h da manhã do dia 2, o link oficial de matrículas estará ativo para receber os dados dos novos estudantes. A SEMEC organizou o processo em duas fases distintas:

Três Lagoas lamenta a morte de comerciante tradicional do bairro Vila Nova

Morador conhecido pela comunidade foi encontrado sem vida em casa, onde velório ocorre neste domingo, 16.

Discussão por tesoura termina em agressão dentro de sala de aula em escola de Três Lagoas

Aluno de 15 anos teria sido ferido após um desentendimento durante atividade em grupo.