31 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Saúde Bucal realiza palestras para profissionais da rede pública

18/04/2017 15h32

Elaboração de Protocolos da Odontologia termina em maio

Por: Ascom

O setor de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Três Lagoas realizou diversas reuniões e cursos para profissionais do setor que atendem crianças e adultos, buscando sempre a profissionalização e humanização nos atendimentos.

Uma das palestras destinadas aos profissionais da rede pública de atendimento à população foi sobre o câncer bucal, em parceria com o CRO- Conselho Regional de Odontologia. Técnicos e auxiliares de saúde bucal também passaram por treinamento em prótese e técnica em radiologia do Centro de Especialidades, com o foco em Biossegurança na prática odontológica.

Outro assunto abordado em treinamento para dentistas, auxiliares e técnicas de saúde bucal foi a Educação Permanente sobre Levantamento Epidemiológico – índice CPO-D. Esse índice permite que sejam quantificados os dentes cariados, perdidos e obturados de uma amostra da população escolar de 6 a 14 anos, para criar o índice municipal em relação à saúde bucal.

Uma preocupação do setor de Saúde Bucal é a elaboração de protocolos da Odontologia. Serão criados 11 protocolos que envolvem especialistas do Centro de Especialidades Odontológicas, Dentistas da atenção básica e das escolas.

Para a elaboração, estão acontecendo debates entre os profissionais, com estudos e ajustes para o alinhamento de referência e contra referência na rede pública, com as condutas clínicas, para a convicção das atribuições dos profissionais. Ainda serão realizadas três reuniões para o fim da elaboração dos protocolos, que se encerrarão em maio.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.

MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS

Novo modelo hierarquizado e regionalizado reorganiza fluxos, reforça papéis por porte de município e amplia investimentos para garantir atendimento adequado em todas as regiões