37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

PCdoB pode romper tradição e apoiar PSDB em Campo Grande

Política – 10/04/2012 – 14:04

Depois de perder o apoio do PDT, o PT poderá sofrer uma nova baixa na corrida pela sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB). Aliado histórico do Partido dos Trabalhadores em praticamente todas as eleições, o PCdoB cogita deixar os petistas para apoiar a pré-candidatura de um arquirrival de ambos os partidos: o PSDB.

Presidente regional do PCdoB, o sociólogo Moacir Abreu, não vê incoerência em uma eventual aliança com os tucanos na disputa pela Prefeitura de Campo Grande. Candidato a vice-prefeito de Pedro Teruel (PT) em 2008, o comunista acredita que eleições municipais, como as deste ano, permitem a composição de coligações tidas como emblemáticas na esfera nacional.

Aberto ao diálogo

“Estamos avaliando caso a caso, abertos ao diálogo. Conversamos com o PPS, o PT, com todos os pré-candidatos a prefeito, só não conversamos com o Giroto, do PMDB, mas aceitaríamos conversar”, declarou Abreu. O dirigente também ressaltou a possibilidade de apoiar a pré-candidatura de Reinaldo Azambuja (PSDB).

A eventual aliança entre os partidos ganhou projeção no início da semana após um encontro entre Moacir Abreu e o presidente regional do PSDB, deputado federal Reinaldo Azambuja. “Nos reunimos com o próprio Reinaldo e achamos interessantes as propostas apresentadas por ele”, afirmou.

Orgulho

O presidente regional do PCdoB destacou que foi procurado por Reinaldo Azambuja. A atitude do tucano, segundo ele, foi motivo de orgulho. “Mostrou o respeito que ele tem pelo PCdoB […] O Reinaldo deixou clara a vontade de procurar ideias e mostrou que, tendo o PCdoB como aliado ou não, ele gostaria de nos ouvir”, comentou.

Para o educador, “a dicotomia entre PT e PMDB está superada” e o PCdoB aberto para discutir novos projetos políticos para serem implantados em Campo Grande. “Estamos avaliando com carinho”, observou o comunista sobre a possibilidade de aliança com PSDB. “Não fechamos as portas para a questão local”, considerou.

Cautela

Contudo, Moacir Abreu pregou cautela sobre o futuro das legendas ao comentar o encontro com o pré-candidato do PSDB. “Foi o início do processo de conversações com o PCdoB. Não significa que vamos apoiá-los”, enfatizou.

O comunista declarou ainda que vê como positiva a pré-candidatura tucana na Capital. “O Reinaldo quer entrar na disputa para valer e há nosso interesse por ele representar essa alternativa. A novidade nessas eleições seria o Reinaldo Azambuja e nesse contexto não descartamos apoiar o PSDB”, pontuou Moacir.

Caso a aliança se concretize, o dirigente disse que não descartará a possibilidade de o partido indicar o vice de Azambuja para a disputa majoritária. Entretanto, a prioridade do PCdoB, segundo Abreu, será a de eleger ao menos um dos 29 vereadores da próxima legislatura.

Fonte: Midiamax/Marcos Santi

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso é preso dentro do Fórum de Três Lagoas por homicídio na Bahia

Homem de 73 anos foi detido durante oitiva após descoberta de mandado de prisão Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar dentro...

Casos de sarampo chegam a 37 no Brasil, mas país mantém certificado de eliminação da doença

Ministério da Saúde reforça importância da vacinação e intensifica ações de vigilância para evitar reintrodução do vírus

Prefeitura de Três Lagoas realiza 1º Seminário de Agentes Comunitários e de Endemias

Evento destacou a importância da valorização e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública