11/04/2017 12h05
Por: Rayani Santa Cruz
Foi na manhã desta terça-feira (11), que o Jornal da Manhã da Rádio Caçula, recebeu o Diretor de Cultura Rodrigo Pedroso e o Coordenador de Música Helio Castelhano, que abordaram sobre vagas para cursos de instrumentos musicais, concerto na Igrejinha e cadastro para artistas.
O objetivo é levar cada vez mais à cultura a população, disseminar os projetos e levar conhecimento para as pessoas, é nesse intuito que o Coordenador de Música Helio Castelhano, divulgou que já estão abertas as vagas para os cursos de instrumentos sendo sanfona, violão clássico, piano, canto entre outros.
Cursos de instrumentos
As vagas estão abertas para alunos entre 12 e 18 anos, serão 2 anos de aulas e o cursista sairá com um certificado. Ele será acompanhado terá de ter boas notas e frequência escolar. Além disso, as crianças farão provas bimestrais para avaliação do aprendizado musical.
Os interessados em efetuar matrícula devem comparecer munidos de documentos no espaço da antiga prefeitura, onde é localizado o Departamento de Cultura, na avenida Rosário Congro. Haverá uma pré-seleção de alunos e posteriormente divulgada lista com nomes e horários das aulas.
Concerto da Igrejinha
Outro projeto do Departamento é para fomentar a música erudita na cidade, o chamado “Concerto da Igrejinha” já está em pleno andamento e os músicos já podem apresentar a população a sua arte dentro da Igreja de Santo Antônio, no Centro da Cidade. “Isso é muito comum na Europa e vem para disseminar a música erudita e local. Além disso, conseguimos valorizar o artista local e, consequentemente, divulgar o movimento musical”, disse Hélio Castelhano.
As apresentações acontecerão uma vez por mês, e deve se tonar uma tradição local.
Amanhã quarta-feira, dia 12 de abril, o músico Murilo Martinez faz sua apresentação às 19h, a população está convidada.
Cadastro de Artistas Três-Lagoenses
Rodrigo Pedroso destacou ainda que, a Diretoria de Cultura convida a todos os artistas da cidade para um credenciamento, que auxiliará no reconhecimento dos profissionais de artes e convites para programações realizadas pelo setor.
O cadastro acontecerá até o dia 31 de maio, os interessados devem levar uma copia do RG, CPF, CNPJ, comprovante de residência, ata e/ou contrato social e/ou estatuto.
Além dos documentos, o artesão também precisa entregar um registro fotográfico de artesanatos realizados, a carteirinha do artesão e uma foto 3×4 anexada à ficha de cadastro. A Diretoria de Cultura auxiliará durante o processo da carteirinha de artesão aos que ainda não possuem.
A iniciativa vem com o novo formato da Diretoria de Cultura, que busca atender à população geral, sem a distinção de trabalhos, com o objetivo de aproximação com a sociedade e realização de novos trabalhos com parceiros.
A Diretoria de Cultura fica localizada no prédio da antiga Prefeitura, em frente à Praça Ramez Tebet e funciona das 7h às 11h e das 13h às 17 para o cadastro dos artistas.