26.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de julho, 2026

Governo e Sanesul recebem estudos técnicos destinados à universalização do sistema de esgotamento sanitário em MS

28/03/2017 08h17

Governo e Sanesul recebem estudos técnicos destinados à universalização do sistema de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul

Projeto de Parceria Público-Privada, de abrangência inédita no país, irá universalizar o serviço de esgotamento sanitário para 68 municípios do Estado

Por: Ascom

Na última sexta-feira (24/3), foram entregues ao Governo do Estado e à Sanesul os estudos técnicos realizados pelas empresas Aegea Saneamento e Participação S.A e Andrade Gutierrez Concessões S.A. referentes ao projeto de universalização do sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios do Estado operados pela Sanesul.

As empresas foram autorizadas pelo Estado a desenvolverem os estudos, após publicação do Edital de Chamamento Público de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI nº 01/2016, que estabeleceu diretrizes para a participação de interessados na elaboração dos estudos técnicos.

As autorizadas tiveram o prazo de 170 dias para a elaboração dos estudos, tendo sido franqueado acesso às instalações para visitas técnicas em cada município, bem como disponibilizados informações e dados técnicos, financeiros, contábeis, operacionais, jurídicos e ambientais. Foram ainda realizadas inúmeras reuniões técnicas para discussão e acompanhamento das propostas.

Os estudos servirão para modelagem do projeto de futura parceria público-privada que objetiva acelerar os investimentos em infraestrutura de coleta, tratamento e disposição de esgoto sanitário, concluindo em dez anos a universalização dos serviços, que levaria aproximadamente 40 anos se fossem considerados somente investimentos públicos.

A Secretária Especial do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), órgão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eliane Detoni ressalta que “os estudos técnicos determinam as possibilidades de arranjos econômicos, financeiros, jurídicos e institucionais para viabilizar o projeto que tem investimentos de aproximadamente R$ 3,9 bilhões, somando as obras de infraestrutura, operação e manutenção do sistema e considerando um contrato entre a Sanesul e o parceiro privado de 30 anos”.

O Diretor-Presidente da Sanesul, Luiz Rocha, destaca que os investimentos e as despesas de operação e manutenção realizados pelo parceiro privado serão remunerados pela Sanesul, que também continuará responsável pela gestão comercial e pelos controles de qualidade dos serviços prestados.

O projeto de parceria público-privada coloca o Estado de Mato Grosso do Sul em posição de vanguarda no país, ao propor a universalização dos serviços de esgotamento sanitário em 68 dos seus 79 municípios.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura conclui pavimentação de estacionamento da Lagoa Maior e entrega novas estruturas de acessibilidade

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), concluiu mais uma importante melhoria em um dos...

Golpe da falsa filha faz mulher de 57 anos perder R$ 1,5 mil em Três Lagoas

Criminoso usou foto no WhatsApp, fingiu estar com urgência para pagar uma conta e convenceu a vítima a fazer depósito em dinheiro

Operação desmonta facções criminosas e leva 14 para a cadeia em Três Lagoas

Ação integrada cumpriu mandados em MS e MT, apreendeu drogas, armas, celulares e teve como alvo integrantes de organizações criminosas investigadas por homicídios e tentativas de assassinato