21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Reinaldo Azambuja propõe pacto pela regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul

21/03/2017 09h49

A proposta foi apresentada aos prefeitos do Estado na segunda-feira (20)

Por: Gil Nei Silva

Durante evento realizado no Parque dos Poderes, na segunda-feira (20), para acolher os Novos Gestores Municipais em Saúde, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), defendeu a pactuação regional da saúde entre o Estado e os municípios para otimizar recursos financeiros e reestruturar a rede de atendimento à população com planejamento e eficiência.

“Estamos equipando os polos regionais, com mais leitos e aparelhos para exames complexos, e fazendo parcerias com a rede hospitalar, mas é preciso avançarmos mais, por isso estamos aqui abrindo esse diálogo com os prefeitos e definirmos qual a melhor política pública para a saúde”, disse o governador. Ele enfatizou que nesse momento de crise, onde a receita não cresce enquanto as demandas avolumam, é preciso construir consórcios e dividir responsabilidades.

A preocupação do governador é com a fragilização do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele propõe a reestruturação da rede de saúde por meio da regionalização.

“Os gestores devem pensar para dentro da estrutura da saúde em seus municípios, alguns mantendo hospitais que apresentam baixam resolutividade a um custo altíssimo, o que nos parece inconcebível, enquanto a maioria está gestionando orçamentos de dois anos para cá, como faz o Estado”, alertou o governador. Segundo ele, nesse momento de dificuldades é preciso construir parcerias como alternativa para descomprimir os municípios e garantir uma saúde de qualidade.

O evento contou com a presença da vice governadora Rose Modesto (PSDB) e do do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira.

Na oportunidade, Reinaldo Azambuja entregou 10 veículos Volkswagen UP, cinco caminhonetes Mitsubishi L200 e cinco Nissan Versa para os municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Bodoquena, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Nioaque, Rio Verde, Sonora e Terenos. totalizando investimentos de R$ 1,1 milhão – R$ 762 mil de recursos próprios e R$ 352 mil do governo federal.

Com informações Subcom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ÚLTIMA SEMANA – Refis com até 70% de desconto encerra no dia 30 de junho

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), informa que o prazo final para aderir o Programa “Dívida Zero” REFIS...

Criança de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo.

Uma tragédia foi registrada na tarde deste domingo (21) em uma propriedade rural na região de Ribas do Rio Pardo. Uma criança de 10...

SETURC abre inscrições para curso gratuito de fotografia em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), está com inscrições abertas para o curso gratuito “Fotografia Básica...