Geral – 10/04/2012 – 07:04
Está nos principais sites – e com destaque – a informação de que Dilma e Obama se comprometeram em “possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem a necessidade do visto”.
Em comunicado conjunto, afirmam que trabalharão “em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável”.
Mais cedo, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, havia anunciado a abertura de dois novos consulados dos EUA no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. “A medida visa a acelerar e facilitar a concessão de vistos a turistas e empresários, estreitando as relações econômicas entre os dois países.”
- Os EUA estão abrindo dois consulados no Brasil. São exemplos de nossa relação ampla, derrubando barreiras, tornando mais faceis as viagens – afirmou Hillary, ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, ao abrir o seminário “Brasil-EUA: parceria para o século 21”, que reúne mais de 400 convidados na Câmara de Comércio Americana.
Uma coisa não casa com a outra – salvo se a primeira não passar de boa intenção, a não se concretizar tão cedo. É o mais provável.
Fonte: Ricardo Noblat


