23.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Meio Ambiente alerta população para evitar contato direto com animais da Lagoa Maior

14/03/2017 16h48

Secretaria de Meio Ambiente alerta população para evitar contato direto com animais da Lagoa Maior

Apesar de eles estarem acostumados com o movimento nos arredores do local, ainda sim têm instintos selvagens

Por: Ascom

A Lagoa Maior é um dos principais cartões postais de Três Lagoas e, como todo local que preserva a fauna e a flora, tem animais silvestres como capivaras, jacarés e diversos outros. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio alerta a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes e incômodos aos habitantes do local.

Uma das maiores preocupações da Secretaria, segundo Celso Yamaguti que está à frente da pasta de Meio Ambiente, é em relação ao jacaré de papo-amarelo. “Apesar de ele estar acostumado com todo o movimento nos arredores da lagoa, ainda sim é um animal que tem instintos selvagens e por isso, é muito importante que evitem se aproximar e tocar nele”, explicou.

O secretário ressaltou ainda que o animal aparenta ser lento, mas no momento de um ataque ele é extremamente ágil. “Sabemos que esse jacaré foi inserido na lagoa, pois não são naturais dessa região. As capivaras podem ter chegado pelos canais fluviais que ligam o local a outros rios da região”, ressaltou.

A Secretaria instalou diversas placas alertando sobre a presença de diversos animais silvestres e o risco que isso representa. “Além disso, temos placas indicando que é proibido pesca e entrar na água, mesmo assim as pessoas se arriscam pescando ou colocando os pés dentro da lagoa”, enfatizou Celso Yamaguti.

Outro ponto observado pelo secretário é que foram encontrados ninhos com ovos de jacaré nos arredores da Lagoa Maior e isso indica que o animal está totalmente adaptado ao ambiente, pois apenas se reproduz quando não está estressado e/ou com abundância de alimento.

“Temos que ter muito cuidado no manejo desses animais, pois a retirada, por exemplo, das capivaras privaria o alimento do jacaré e ele procuraria alimento fora da área onde habita e mais, se as capivaras forem levadas para outro local sem o devido estudo, pode ocorrer um desiquilíbrio na fauna e na flora desse novo local, o mesmo ocorre para o manejo dos jacarés”, explicou Celso.

IMASUL

Na semana que vem, Yamaguti irá à Campo Grande – Capital onde terá uma reunião com o Instituto e Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) para tratar do Plano de Manejo da Lagoa Maior e o Monumento das Lagoas, algo que precisa de muita atenção nesse momento. “O IMASUL é quem autoriza qualquer ação a ser realizada na Lagoa Maior, por isso precisamos estar próximo a ele para que todo o processo flua da melhor e rápida maneira possível. Vale ressaltar que qualquer decisão será tomada após a realização de audiências públicas”, finalizou Yamaguti.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...