37.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Para Gurgel, PSD não tem direito ao fundo partidário

Política – 10/04/2012 – 07:04

Sigla pediu nova divisão pelo tamanho de sua bancada na Câmara. Para Gurgel, PSD não tem direito a fatia proporcional do fundo partidário. Decisão sobre rateio do dinheiro e tempo de TV será proferida pelo TSE. 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou nesta segunda-feira (9) parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que opina contra o pedido do PSD para ter direito a uma parcela do fundo partidário proporcional a sua bancada na Câmara.

A sigla foi criada em setembro do ano passado e conta hoje com 55 deputados federais (47 em exercício) e argumenta que tem direito ao rateio proporcional. O partido argumenta que, juntos, seus parlamentares tiveram mais de 4,6 milhões de votos nas eleições de 2010.

Para o procurador, o partido não tem direito à fatia proporcional porque, na época, os deputados foram eleitos por outras legendas. Gurgel diz que a legislação só libera a fatia proporcional aos partidos que disputaram regularmente as eleições gerais e tiveram resultado final apurado pela Justiça Eleitoral.

“A representação [partidária] aqui, para efeito do direito pleiteado, é aquela decorrente da disputa eleitoral, da qual haja o partido participado regularmente. A despeito de constituir a terceira maior bancada, o Partido Social Democrático ainda não se submeteu ao teste das urnas”, disse o procurador-geral.

A decisão será tomada pelo plenário do TSE, que também vai analisar se a divisão proporcional à quantidade de votos será aplicada também ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

O fundo partidário é formado com recursos recebidos de multas, doações e com repasses da União. A menor parte do dinheiro (5%) é distribuída de forma igual entre os partidos. Outros 95% são divididos na proporção dos votos obtidos pelas legendas que participaram da última eleição.

A Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão do TSE elaborou uma tabela que identifica as legendas que poderão ter os percentuais de participação no Fundo alterados, caso o PSD entre na divisão, e opinou pela participação da nova sigla no rateio.

Fonte: Débora Santos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Retrospectiva 2025: Prefeitura de Três Lagoas consolida avanços e amplia investimentos para a população

Ano foi marcado por obras, melhorias nos serviços públicos, fortalecimento social e ações voltadas ao desenvolvimento do município

Suzano abre vagas de emprego em quatro municípios de Mato Grosso do Sul

Processos seletivos oferecem oportunidades efetivas, inclusive para PcD, com inscrições gratuitas até o fim de janeiro A Suzano, uma das maiores empresas do setor de...

Anvisa alerta para riscos de bebidas clandestinas e reforça cuidados no Ano Novo

Agência orienta consumidores a verificar procedência, rótulo e lacre de segurança para evitar intoxicações, principalmente por metanol Com a proximidade das festas de réveillon, a...