25.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de março, 2026

A luta de uma mãe na justiça – e o apoio das pessoas – por causa de uma foto viral no Facebook

26/01/2017 – Atualizado em 26/01/2017

Por: Hypeness

As vezes as redes sociais nos dão a falsa impressão de estarmos cercados de amigos leais que nos conhecem e a quem conhecemos tão bem quanto. Esta sensação faz com que seja cada vez mais difícil termos discernimento sobre o que pode ser exposto e o que deve se manter reservado. Foi justamente isso o que aconteceu, em maio de 2016, com a americana Heather Whitten.

Como fotógrafa documental, ela está acostumada a enxergar cenas simples ou cotidianas com um olhar apurado. Foi assim que ela registou uma foto singela de seu marido Thomas sentado no chuveiro com seu filho Fox no colo. O garoto havia contraído salmonela e, ardendo em febre, foi posto sob o chuveiro para que sua temperatura diminuísse. Ela achou a foto tão bonita que decidiu publicar em seu Facebook.

A foto se tornou viral e foi compartilhada cerca de 9 milhões de vezes. Aos olhos da fotógrafa e da grande maioria das pessoas, a imagem foi facilmente interpretada: ali pode ser visto um momento de amor e cuidado de um pai para com seu filho. Nada mais do que isso. No entanto, uma única pessoa não compreendeu desta forma e fez uma queixa às autoridades locais. “Thomas e eu fomos investigados pelo Departamento de Segurança Infantil do Arizona e pelo Departamento de Polícia de Sahuarita por uma série de alegações que a pessoa fez em sua carta”, contou a mãe.

A polícia não quis levar a investigação adiante, mas uma funcionária do Departamento de Segurança Infantil decidiu ir mais longe e passou os meses seguintes determinada a responsabilizar Heather criminalmente.

“A única alegação que ela conseguiu fundamentar contra mim foi a de que eu teria negligenciado a supervisão de meus filhos, publicando suas fotografias na internet e assim colocando-os em um risco razoável de dano”. Segundo Heather, se o estado realmente decidir condená-la por conta disso, ela pode ser inserida no Registro Central do Arizona por 25 anos e assim seria impedida de trabalhar com crianças ou adultos vulneráveis em todo país.

Uma audiência administrativa será realizada no dia 3 de fevereiro de 2017 e Heather criou um financiamento coletivo para arrecadar fundos para pagar um advogado que garanta sua defesa (e, por que não, de seus filhos) da melhor forma. E sabe como são as histórias aqui no Hypeness? Por cada carta anônima de denúncia, um monte de pessoas se une para ajudar. E Heather conseguiu arrecada a meta em incríveis 8 horas!

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sindicato destaca segurança, direitos e falta de mão de obra em meio ao avanço de grandes obras no Bolsão

Nivaldo Silva afirmou que crescimento de projetos industriais na região exige qualificação profissional, diálogo com empresas e atenção redobrada à segurança dos trabalhadores

Casa do Trabalhador oferece mais de 200 vagas para Três Lagoas nesta quinta

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Discussão familiar termina com homem ferido por faca em Três Lagoas

Briga entre pai e filho adolescente mobilizou Rádio Patrulha e caso será investigado pela Polícia Civil