26.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Secretaria de Saúde desmente suspeita de febre amarela em Três Lagoas

25/01/2017 – Atualizado em 25/01/2017

Equipe da Secretaria Estadual de Saúde investiga mortes de macacos em Aparecida do Taboado, não há casos em Três Lagoas

Por: Rayani Santa Cruz

Muitas pessoas ficaram preocupadas depois que alguns veículos de imprensa noticiaram a morte de macacos na região de Aparecida do Taboado distante a 129 quilômetros de Três Lagoas, com a suspeita de que os animais estivessem com a doença da febre amarela e até mesmo que casos pudessem ocorrer no município três-lagoense.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, foi explicado que não houve casos de macacos mortos ao entorno do município, tão pouco casos da doença foram registrados na região.

O que ocorre neste momento é que uma equipe formada pela Secretaria Estadual de Saúde se deslocou até Aparecida do Taboado para investigar o fato, inclusive um profissional da rede estadual locado no núcleo de entomologia de Três Lagoas foi designado a ir até a cidade.

A equipe foi composta pelos seguintes profissionais: Marcos Antônio Batista do núcleo regional de Três Lagoas, Ezequiel Pereira Ramos do núcleo de entomologia de Campo Grande e Paulo Almeida Coordenador Estadual do núcleo de entomologia.

Os profissionais junto a uma equipe de saúde de Aparecida do Taboado, estão fazendo coletas de mosquitos na zona rural para analise em laboratório.

Ainda de acordo com informações do setor de saúde de Aparecida do Taboado, não é possível afirmar se os macacos morreram de febre amarela, pois foram encontrados já em estado de decomposição sendo impossível a coleta de sangue para análise.

Surto de Febre Amarela em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta terça-feira (24) 38 mortes por febre amarela. Estes óbitos estão entre as 83 mortes suspeitas da doença, conforme a SES. O governo do estado já considera este o pior surto da doença já registrado em Minas Gerais.

Os casos notificados em Minas Gerais são 393, desses, 67 já foram confirmados.

Sintomas

Os principais sintomas são: febre, dores musculares em todo o corpo, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômitos, olho, face ou língua avermelhados, fadiga e fraqueza.

Foto: Ilustração/divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras da nova Unidade de Saúde do Vila Nova avançam e garantem melhoria no atendimento

USF “Miguel Nunes” recebe investimentos de quase R$ 4 milhões e terá estrutura ampliada para atender com mais qualidade os moradores do bairro A Prefeitura...

MS tem a 4ª menor taxa de desemprego do Brasil, aponta IBGE

PNAD Contínua mostra desocupação de 2,9% no estado, estabilidade no mercado de trabalho e queda na informalidade Mato Grosso do Sul registrou a 4ª menor...

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul levam pautas territoriais e ambientais à COP30 em Belém

Representantes de cinco povos participam de debates, reuniões e atividades oficiais para reforçar a visibilidade das demandas indígenas do estado Lideranças indígenas de Mato Grosso...