32.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Folia de Reis do Bairro Vila Haro e Cinturão Verde será neste sábado

14/01/2017 – Atualizado em 14/01/2017

Folia de Reis do Bairro Vila Haro e Cinturão Verde será neste sábado

Por: Ascom

A Diretoria de Cultura, ligada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), convida a população em geral para participar da Folia de Reis de São Miguel que será realizada ao lado do pesque e pague da Cidade, no Bairro Vila Haro, a partir das 17h30 deste sábado (14).

No mesmo horário e dia também acontece a Folia de Reis de São Paulo, da conhecida Dona Cida no Cinturão Verde.

Você conhece a festa?

A Folia e Reis é uma festa tradicional de grande importância em países latino-americanos, por ser tradicionalmente europeia e ser parte do movimento de colonização da América. A festa era tida como um auto cênico, no feudalismo europeu, principalmente no campo.

Com a chegada dos portugueses no Brasil, a Folia de Reis, antes conhecida como Dia dos Santos Reis, foi utilizada para a catequização dos nativos e continuou tendo muita importância principalmente no Nordeste do Brasil. A festa católica é até mesmo tema de música de artistas renomados como Tim Maia.

Três Lagoas é uma cidade colonizada por portugueses, portanto recebeu influências da tradicional comemoração. Segundo o diretor de Cultura e historiador, Rodrigo Fernandes, “A Folia e Reis é uma festa que possui uma permanência cultural sem sincretismo e permanece no cenário religioso e memorial coletivo”.

Foto: Vitor Santos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.

Licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia no MS

A rotina, que começou em abril com placas finais 1 e 2, envolveu mais de 1,8 milhão de licenciamentos em todo o Estado.

Novo gasoduto argentino pode devolver fôlego às contas de MS

Expansão da infraestrutura em Vaca Muerta, na Argentina, e uso do Gasoduto Bolívia-Brasil reforçam alternativa ao recuo da produção boliviana, que já reduziu R$ 1,2 bilhão na arrecadação de Mato Grosso do Sul