35.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Coord. de Imunização fala sobre a importância da vacina HPV para os meninos três-lagoenses

10/01/2017 – Atualizado em 10/01/2017

As vacinas estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde da cidade

Por: Rayani Santa Cruz

O Jornal da Manhã, esteve com Humberta Azambuja, coordenadora do Setor de Imunização de Três Lagoas, onde foi conversado sobre a disponibilidade e a importância da vacina contra o HPV para meninos.

Segundo Humberta Azambuja, já estão disponíveis em todos os postos de saúde de Três Lagoas as doses da vacina contra o HPV para meninos entre 12 e 13 anos de idade. Ela diz que a implantação dessa nova vacina foi feita para as meninas de 9 a 14 anos, há dois anos e que eram oferecidas três doses, e diante de estudos do PNI- Plano Nacional de Imunização foi constatado que não havia a necessidade das três aplicações para obter-se o efeito desejado, assim o governo, remanejou essas vacinas para a ala masculina beneficiando e imunizando também os meninos.

A vacinação será oferecida durante todo o ano, em todos os postos de saúde, protegendo os meninos contra quatro tipos de vírus HPV. “O ideal é se prevenir antes do inicio da vida sexual ativa. Quanto mais precoce a dose, mais eficaz será”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja. Ela ainda acrescenta a necessidade das duas doses, com intervalo de 6 meses.

A coordenadora explicou que a meta municipal é vacinar 1024 meninos na faixa etária designada, mas para obter maior cobertura e atingir bons resultados há uma proposta do Ministério da Saúde para que no mês de março meninos (alunos) sejam vacinados nas escolas.

Humberta salientou que o setor de imunixação está fazendo planejamentos e estratégias para possibilitar uma melhor forma de imunização das crianças três-lagoenses e garantiu que existe uma boa quantia de todos os tipos de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde- UBS.

Vacina contra Hepatite e Tetraviral

Falando sobre alterações, na entrevista a coordenadora avisou que neste ano algumas alterações quanto ao tempo de imunização foram alteradas, garantindo mais proteção à população, como no caso da hepatite A e tetraviral. A vacina para hepatite era oferecida somente para menores de dois anos de idade. Agora, o prazo foi estendido para a faixa que engloba os menores de cinco anos de idade, caso a criança não tenha completado o esquema vacinal. A tetraviral previne contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Vacina contra meningite

Outra novidade ofertada pelo Ministério da Saúde é a disponibilidade de vacinação contra meningite para meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade.

Vacinas para as gestantes

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Mudanças também para a imunização das gestantes. A vacina DTPA adulta, contra coqueluche (tosse cumprida), passa a ser oferecida a mulher grávida a partir do quinto mês de gestação. Antes, era disponibilizada a partir do sétimo mês. A coordenadora Humberta reforça que o ideal é toma-la, no máximo, até 20 dias antes do parto. Caso a mulher ainda não consiga tomar a dose neste período, poderá tomar no período puerpério (pós-gestação).

Orientação

Humberta Azambuja, reforçou a importância dos pais levarem seus filhos para tomar as vacinas devido ao grau de proteção, principalmente por conta da idade que mudará a cada ano, além disso, a carteira de vacina também deve ser acompanhada caso haja alguma em falta o jovem poderá fazer a aplicação no mesmo dia.


Humberta Azambuja, coordenadora do Setor de Imunização de Três Lagoas. Foto: Rádio Caçula.

A coordenadora salientou a importância dos pais levarem seus filhos para imunizar contra o HPV.

https://youtube.com/watch?v=RFVEysKld_E

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resolução proíbe evangelismo em presídios e deputados reagem: “Perseguição religiosa”

 Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao Ministério da Justiça, publicou uma resolução que proíbe o evangelismo em presídios, na segunda-feira...

Polícia Penal treina Plano de Defesa para enfrentar situações de risco e proteção de perímetro em penitenciária

Com ênfase no aperfeiçoamento dos policiais penais e no reforço da segurança externa das unidades penais de Mato Grosso do Sul, a Sejusp (Secretaria...

Jads & Jadson falam com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

A dupla, que abriu o "13° Torneio de Pesca Esportiva" da APETL, conversou com a reportagem da Rádio Caçula antes de subirem ao palco, no Balneário Municipal.