23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Especialista em câncer de pele fala sobre os cuidados e sintomas da doença que atinge dezenas de três-lagoenses

09/01/2017 – Atualizado em 09/01/2017

Por: Rayani Santa Cruz

O Jornal da Manhã teve a presença do Dr. Gabriel Sabido, oncologista e especialista em câncer de pele. Ele abordou sobre os sintomas e tratamentos da doença que atinge dezenas de três-lagoenses.

De acordo com o médico o câncer de pele raramente causa sintomas incômodos até as lesões se tornarem muito grandes, podendo coçar, sangrar ou mesmo apresentar intensa dor, mas normalmente são visíveis e podem ser sentidas muito antes de chegar a este ponto. Existem vários tipos de câncer de pele sendo dois tipos mais comuns: o Câncer de Pele Basocelulare o Câncer de Pele Espinocelular

Conforme o oncologista, os dois cânceres geralmente se desenvolve em áreas expostas ao sol, especialmente da cabeça e do pescoço, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Ele diz que as maiores incidências da doença são em pessoas adultas e principalmente trabalhadores rurais de pele clara, e mais sensível ao sol.

Os principais sinais e sintomas dos carcinomas basocelulares são: Protuberância de cor rósea brilhante, avermelhada, branco perolado ou transparente, área avermelhada, em relevo ou irritada, que pode descascar ou coçar, ferida aberta com sangramento, que permanece aberta durante várias semanas.

Já os sintomas do Câncer de Pele Espinocelular são: verruga em crescimento, mancha persistente, escamosa, vermelha, com bordas irregulares, que sangra facilmente, ferida aberta que persiste por semanas, lesão elevada com superfície áspera e uma depressão central.

Existe também a forma mais grave da doença e que deve receber tratamento rapidamente, o câncer de tipo:Melanoma

O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade. O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Há diversos tipos clínicos de melanoma, como o melanoma nodular, melanoma lentigioso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo.

O Dr. Sabido, salientou que é extremamente importante o uso de protetor solar e que qualquer alteração na pele seja examinada por um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.


 Dr. Gabriel Sabido, oncologista e especialista em câncer de pele.

https://youtube.com/watch?v=KzuwXWVTyBc

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feminicídio em MS atinge 22 casos e escancara avanço da violência contra mulheres

Letícia Ferreira de Araújo é a vítima mais recente em meio ao aumento preocupante dos feminicídios em Mato Grosso do Sul

Três Lagoas Brilha no Tapete Vermelho de “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”

Jamile Zaguir, representou a Rádio Caçula e a cidade de Três Lagoas na pré-estreia do novo filme de Halder Gomes e Edmilson Filho O novo...

Motorista é presa após colidir em moto e tentar fugir duas vezes no Jardim das Oliveiras

Condutora, que apresentava sinais visíveis de embriaguez, bateu em motocicleta estacionada e tentou fugir duas vezes antes de ser abordada na noite deste domingo, 10.