15.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de junho, 2025

Morreu John Glenn, o primeiro americano a entrar na órbita da Terra

09/12/2016 – Atualizado em 09/12/2016

O antigo astronauta morreu esta quinta-feira, aos 95 anos, estava hospitalizado há mais de uma semana no Hospital Universitário do Ohio

Por: TSF

O porta-voz do Hospital Universitário do Ohio, Hank Wilson confirmou o internamento no James Cancer Hospital da Ohio State University, mas não avançou a causa da morte do atual senador, que tinha sido operado em 2014 para substituição de uma válvula cardíaca.

John Glenn foi o primeiro americano a orbitar a Terra em 1962, ao pilotar a cápsula espacial de Mercúrio, batizada de Amizade 7 que circulou o planeta três vezes, em pouco menos de cinco horas, no dia 20 de fevereiro de 1962.

Dos sete astronautas americanos que compuseram a missão Mercúrio – Glenn, Alan Shepard, Gus Grissom, Gordon Cooper, Scott Carpenter, Walter Schirra e Donald Slayton – Glenn era o único sobrevivente.

Antes da sua carreira como astronauta, Glenn voou 149 missões durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia, recebeu várias medalhas e condecorações, incluindo a Distinguished Flying Cross em seis ocasiões. Em 1964 abandonou o programa espacial e prosseguiu a sua carreira na política, tendo sido eleito senador democrata, no estado norte-americano do Ohio entre 1974 e 1999. e concorreu à presidência em 1984.

Mas o tempo de Glenn nas missões espaciais não tinha terminado e aos 77 anos, tornou-se a pessoa mais velha a viajar no espaço, por ser especialista em carga útil, seguiu a bordo do foguetão espacial Discovery, numa missão de nove dias em 1998. Ao lado de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins recebeu recebeu uma Medalha de Ouro do Congresso em 2011 e um ano depois , recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do Presidente Obama.

Este ano, participou da cerimónia de transformação do nome de Port Columbus Airport para John Glenn Columbus International Airport. John Glenn era casado com Annie há 73 anos e têm dois filhos.

Foto: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instabilidade no tempo continua nesta quinta-feira em Três Lagoas

Temperaturas seguem em elevação, mas pode trazer pancadas de chuvas em alguns pontos do estado, exceto na região leste.

Motocicleta furtada é encontrada abandonada em Três Lagoas durante patrulhamento da Força Tática

Veículo estava com danos visíveis e sem retrovisores, onde ocorrência foi registrada no bairro Nova Três Lagoas.

Posse da Maçonaria São João

Na última terça-feira, dia 24, aconteceu no Genildo Bar a cerimônia de posse da Maçonaria São João. Na ocasião, o irmão Genildo assumiu a...