24/11/2016 – Atualizado em 24/11/2016
Hemonúcleo de Três Lagoas faz campanha de conscientização e recebe doações;assistente social participa ao vivo do “Jornal da Manhã’
Por: Marcio Ribeiro
O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado dia 25 de Novembro no Brasil. A assistente social do Hemonúcleo de Três Lagoas, Jaqueline Amália Ravari, faz um apelo aos cidadãos para que doem sangue. “Estamos com uma campanha que tem o objetivo de abastecer o estoque do banco de sangue neste fim de ano. Evento desse tipo ocorre em todos os anos nesse período e por isso precisamos do apoio de todos”, enfatizou Jaqueline que participa ao vivo do Jornal da Manhã pela Rádio Caçula, edição desta Sexta Feira (25), as 7h da manhã.
Com o período de festas e também com o número elevado de acidentes de trânsito, é imprescindível que o Hemonúcleo tenha um bom número de bolsas de sangue para atender a demanda. O órgão é ligado ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul e promoção semelhante ocorre em outros municípios.
A companhia líder global divulgou uma lista com respostas para dúvidas frequentes a respeito da doação de sangue, por exemplo:
Quanto tempo leva para repor a quantidade de sangue doada?
O plasma, um dos compostos do sangue, é reposto dentro de 24 horas no organismo. As hemácias necessitam de 4 a 6 semanas para serem repostas.
É um processo doloroso?
É realizada apenas uma leve picada da agulha e muitas pessoas consideram relativamente indolor.
Quanto tempo demora?
Para quem doa pela primeira vez, o processo completo leva em torno de 2 horas. Já no caso das visitas de retorno, é de cerca de 90 minutos. Porém, em ambos os casos, o ato da doação de sangue é feito em, no máximo, 15 minutos. O importante é que uma doação pode ajudar até 3 pessoas!
É seguro doar sangue?
A doação de sangue é um processo muito seguro. O sangue é coletado por meio de uma agulha estéril nova, que é utilizada uma única vez e depois descartada. Este é um processo rotineiro em hemocentros e bancos de sangue do país.
Como uma doação pode ajudar várias pessoas?
Cerca de 450 ml de sangue podem ajudar muitas pessoas, porque os diferentes componentes do sangue (hemácias, plasma e plaquetas) possibilitam vários usos para diversos tipos de pacientes.
Por que a doação é importante?
Porque o sangue é um componente fundamental para muitos processos de cura e tratamento para diversas doenças. Por exemplo: são necessárias mais de 1.200 doações de plasma para tratar um paciente com hemofilia. Também são necessárias mais de 130 doações de plasma para tratar um paciente que apresente uma deficiência imune primária.
Quem pode doar?
Para ser um doador é preciso estar com peso mínimo de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. Atualmente, no Brasil, existem 32 hemocentros coordenadores, sendo um em cada estado, à exceção de São Paulo, que possui seis unidades.
Como faço para doar em Três Lagoas?
O Hemonúcleo de Três Lagoas está localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, no Bairro Colinos. A assistente social da unidade, Jaqueline Amália Ravari, convida os interessados a realizarem a doação nesta sexta feira (25) e também nos demais dias do ano de segunda a sexta, das 7h as 12h. Mais informações pelo telefone 3522-7959 ou 99223-6677 entre 7h e 12h, de segunda e sexta-feira.
