11.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Interior do Estado começa a implantar “salas de situação” para combater a dengue

10/11/2016 – Atualizado em 10/11/2016

Nove microregiões do Estado, incluindo Três Lagoas, receberão salas para auxiliar no combate

Por: Marcio Ribeiro com Correio do Estado

Núcleos regionais de combate à dengue começam a ser implantados no interior do Estado mesta Sexta-Feira (11). Aquidauana será o primeiro município a receber uma unidade. Em Campo Grande, há uma “sala de situação” que iniciou as atividades em dezembro de 2015.

Nove microrregiões de Mato Grosso do Sul receberão uma unidade do núcleo, sendo: Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Três Lagoas, Dourados, Naviraí e Jardim. As salas ficarão como centro de informações desenvolvidos para armazenar dados e designar as estratégias para o combate aos focos do mosquito da dengue de forma automatizada.

“O importante é instalar esses nove núcleos e fazer esses núcleos reproduzirem as atividades de combate à dengue para os municípios de sua microrregião. Nosso objetivo é fazer com que as ações que os municípios já fazem com a população e parceiros sejam coordenadas pelo Estado, pela sala de situação. É uma lógica de organização, um trabalho coordenado”, disse Nelson Tavares, secretário de Estado de Saúde.

Entre as ações mais comuns de combate à dengue realizadas pelo Poder Público e entidades da sociedade civil organizada estão visitas domiciliares de agentes de saúde, palestras sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e a realização de mutirões de coleta de lixo.

Esse ano, a Campanha Estadual de Continuidade no Combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, foi lançada pela Secretaria de Saúde em 25 de outubro para reforçar os trabalhos de conscientização no combate ao foco de criadouros do mosquito, em especial na redução do acúmulo de resíduos nas residências e em terrenos baldios nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, sala de situação existe desde 2015 - Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas relembra voz eterna do rádio no Dia dos Pais

Homenagem a Romeu de Campos Júnior, ícone da Rádio Caçula, emocionou familiares, amigos e ouvintes, celebrando seu legado de afeto, comunicação e compromisso com a comunidade.

Mulher desaparecida é encontrada morta em córrego em distrito

Mariza Guimarães Quaresma, de Chapadão do Sul, foi localizada neste domingo, 10, em área rural de Cassilândia, onde suspeita é que ela tenha caído de uma cachoeira, mas causa da morte ainda é investigada.

Participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população.