29.1 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Com acordo, greve da Eldorado chega ao fim

Geral – 05/04/2012 – 15:04

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (5), os cerca de oito mil operários que trabalham na obra da Eldorado Brasil decidiram encerrar a paralisação iniciada na segunda-feira, após acordo realizado entre as empresas terceirizadas, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Leve (Sintricom) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Pesada (Sintiespav). Segundo os líderes sindicais, as principais reivindicações, que motivaram a greve, foram atendidas: equiparação entre os salários pagos para a mesma função em diferentes empreiteiras e folga de campo (visita aos locais de origem) a cada 60 dias.

O acordo ainda prevê reajuste salarial de 9% a todos os operários, índice referente à data-base que vinha sendo negociada. Embora a reivindicação fosse de 20% de reajuste, o presidente do Sintiespav, Antônio Luiz de Oliveira, fez uma avaliação positiva do acordo. “Foi muito bom porque evitamos o dissídio coletivo, onde a Justiça certamente garantiria apenas o INPC. Também temos que considerar que ocorreram outras paralisações e naquelas ocasiões os trabalhadores tiveram alguns reajustes. No dissídio poderia ser decidido descontar os reajustes anteriores”, afirmou Oliveira.

As negociações ainda garantiram a determinação de adicionais de hora extras: de segunda a sexta-feira, adicional de 50%; aos sábados, de 70%; aos domingos e feriados, adicional de 100%. As horas paradas também não serão descontadas.

A pauta de reivindicações foi negociada, em reunião na terça-feira, e ontem (4), as empresas apresentaram a contra-proposta levada à assembleia.

Na visão do diretor nacional da Força Sindical, Luis Carlos, o Luizinho, o movimento da Eldorado chama a atenção para um problema geral da construção civil, no país, que é a diferença entre pisos das empreiteiras dentro da mesma obra. “As empresas terceirizadas têm que unificar o tratamento que dá aos trabalhadores, com salários e direitos sociais iguais para as mesmas funções, e as contratantes têm que se responsabilizar em estabelecer isso nos contratos. É muito difícil controlar o descontentamento, quando uma pessoa faz a mesma coisa que você e ganha muito menos. Isso gera até ódio dentro do canteiro”, explica Luisinho.

Segundo o presidente do Sintricom, Aguimar Luis de Souza, a defasagem entre os salários para mesmas funções chega a 30%. “Foi realizado um compromisso nacional para que as empresas contratantes também assumam responsabilidade pelos trabalhadores da obra e esperamos que a Eldorado faça isso”, afirmou.

Embora o movimento de paralisação tenha se encerrado nesta quinta-feira, ficou acertado que a volta ao trabalho acontecerá apenas na segunda-feira (9), devido ao feriado de Páscoa. “Aqueles trabalhadores que quiserem ir para o canteiro já terão os 100% de hora extra garantidos”, afirmou o representante da Força Sindical no Bolsão, Eurides Silveira, um dos planejadores da negociação.

Silveira ressaltou que os negociadores informaram que estão contratando uma assistente social para auxiliar na redução das diferenças de tratamento. “Sentimos que a houve um avanço nesta parte e vamos acompanhar o cumprimento”, disse.

Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Leve (Sintricom), do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Pesada (Sintiespav) e da Força Sindical

Fonte: Assessoria / Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Participação da família na rotina escolar é essencial para o aprendizado das crianças

Especialistas destacam que acompanhamento dos pais fortalece a autonomia, a confiança e o desempenho dos estudantes ao longo do ano letivo A presença da família...

Fiocruz auxilia SUS na preparação para possíveis casos do vírus Nipah, apesar de risco baixo ao Brasil

Doença tem registros apenas no Sudeste Asiático e não há circulação do vírus nem dos morcegos transmissores no país A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou...

Congresso deve priorizar redução da jornada de trabalho em 2026

PEC em análise no Senado prevê fim gradual da escala 6x1, ampliação do descanso semanal e redução da carga horária para 36 horas A redução...