36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Dentista fala dos perigos do câncer bucal e alerta três-lagoenses

07/11/2016 – Atualizado em 07/11/2016

Três Lagoas foi o primeiro município do MS a fazer uma ação de prevenção da doença

Por: Rayani Santa Cruz

Na semana de prevenção ao câncer bucal, o programa Jornal da Manhã, recebeu a Professora e Ortodontista Dra. Maria Fernanda Martins-Ortiz, ela que também é Patologista, Mestre e Doutora pela FOB/USP, explicou sobre cuidados e prevenção ao câncer bucal.

Mais de 20 profissionais participaram de uma ação de prevenção na Praça Ramez Tebet no sábado (05). Três Lagoas foi o primeiro município do estado a implantar a ação, no local, foi instalado um posto de atendimento para a população com o objetivo de diagnosticar lesões e oferecer dicas de como fazer o autoexame. A ação foi uma iniciativa do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS) em alusão a Semana de prevenção ao câncer de boca, instituída por Lei Municipal e Estadual.

A Dr. Maria Fernanda explicou que o câncer bucal é uma doença séria e pouco divulgada ainda, os tumores podem acometer a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Para a profissional o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. Outro fator é a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

A dentista salientou que as pessoas devem ficar atentas e sempre observar a boca, e caso uma ferida permaneça por mais de 20 dias o individuo deve correr para um consultório odontológico.

O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. A doutora explicou também que nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

Confira a entrevista:


Dra. Maria Fernanda Martins-Ortiz.

https://youtube.com/watch?v=ipAnlLPa-us

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...