32.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Evitando represália a professores, jovens desocuparão escolas

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

Por: Campo Grande News

As duas escolas estaduais ocupadas por estudantes do ensino médio no distrito Nova Itamarati, em Ponta Porã/MS, serão entregues pelos alunos às 11h de hoje (27). De acordo com líderes do protesto, a decisão pelo fim da ocupação foi tomada ontem (26), para evitar represália aos professores que apoiam o movimento.

A Escola Nova Itamarati foi reocupada na segunda-feira (24), cinco dias após ter sido desocupada, em protesto dos estudantes em defesa da educação e contra a PEC 241, que congela os gastos do governo federal – aprovada pela segunda vez na Câmara dos dos Deputados, terça-feira.

Na manhã de ontem (26), a Escola Estadual José Edson Domingos, também na Nova Itamarati, foi ocupada por pelo menos 50 alunos do ensino médio, que passaram a noite no local e hoje vão suspender o protesto no mesmo horário que os colegas da outra escola.

Um dos estudantes disse que desde o início da semana alguns professores receberam ligações com supostas ameaças de retaliação da Secretaria Estadual de Educação por apoiarem o movimento dos alunos.

Protesto continua – Líderes do protesto na Nova Itamarati afirmam que a desocupação das escolas não significa o fim dos protestos em defesa da educação e da democracia. Eles prometem mobilizar mais escolas para o próximo movimento.

“Tivemos uma verdadeira aula de cidadania nos últimos dias. Saímos da realidade de muitos brasileiros, que reclamam da situação política, mas vivem no comodismo. Aprendi nos últimos dias que a união, realmente, faz a força. Quando todos os brasileiros decidirem se unir, aí sim poderemos confirmar realmente o que diz a Constituição, que o poder emana do povo”, afirmou Alana Bruno Penteado, da Escola Nova Itamarati.

“Nosso movimento não acabou, foi só o começo. Estaremos sempre lutando por nossos direitos”, disse a estudante de 16 anos de idade, aluna do terceiro ano do ensino médio.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Através de parcerias, internos da Colônia Penal de Três Lagoas são inseridos no mercado de trabalho

Diretor substituto da unidade, Wilson Medina explicou em entrevista que atualmente, 126 dos 150 internos estão empregados em diversas áreas no município.

Estado recebe mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu na terça-feira (7) mais 92 mil doses...

Com apoio de investigadores de Três Lagoas, Polícia Civil deflagra operação para o combate ao tráfico de drogas

Ações foram realizadas com o empenho de sete policiais civis e a equipe do Canil do 2°BPM.