35.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Festival América do Sul Pantanal: Programação prevê mais de 60 atrações

25/10/2016 – Atualizado em 25/10/2016

Festival acontece no fim da primeira quinzena de novembro. Serão quatro dias de programação com quinze horas diárias de atividades culturais, entre shows, espetáculos teatrais e exposição.

Por: Marcio Ribeiro com Notícias MS

Foi lançada a 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp) na manhã desta segunda-feira (24) no auditório da Governadoria. O Festival vai acontecer de 11 a 14 de novembro de 2016 em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, e vai ter mais de 15 horas diárias de atrações das mais variadas manifestações culturais.

Envolvendo aproximadamente 500 pessoas entre artistas, artesãos, produtores, agentes e técnicos culturais de diversos Estados do Brasil e de mais seis países – Paraguai, Bolivia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina – o Fasp contabiliza mais de 60 atrações entre shows musicais, espetáculos de dança, teatro, circo, mostras de artes visuais, artesanato, audiovisual, saberes indígenas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas, fomento à economia criativa, formação e capacitação cultural, arte educação, cultura popular, ciência e tecnologia, inovação, esportes e turismo.

Na cerimônia de lançamento apresentaram-se o poeta, ator e educador Emmanuel Marinho e o músico Carlos Colman, acompanhado da violonista Ana Paula. Logo depois, o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, apresentou a programação para a imprensa e o público presente. “É um prazer imenso anunciar o Festival América do Sul Pantanal. Quero cumprimentar o governador Reinaldo Azambuja e agradecer o empenho em manter o Festival e incrementá-lo a cada edição. Cumprimento também a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Andréa Freire, que é a grande organizadora de tudo o que vamos ver aqui. Serão quatro dias de programação com quinze horas diárias de atividades com mais de 500 pessoas envolvidas”.

Foi passado o vídeo com a história de Aline Figueiredo, homenageada do Fasp deste ano. Nascida em Corumbá, em 1946, a crítica e historiadora de arte Aline Figueiredo já aos 20 anos se empenhou em buscar, nos municípios do sul de Mato Grosso Uno, artistas plásticos potenciais e os reuniu na 1ª Exposição de Pintura dos Artistas Mato-Grossenses, no Rádio Clube de Campo Grande, em 1966. No ano seguinte organizou, com os artistas que surgiam, a Associação Mato-Grossense de Artes, que teve papel fundamental na divulgação da produção regional.

O público também pôde conferir um vídeo expondo as principais atrações do Festival. “O Carlinhos Brown vai dar seu show e fica para ministrar oficina no dia seguinte. Haverá oficinas com artistas locais e também de renome nacional que têm projetos sociais como forma de utilizar cultura e arte na inserção dos jovens na sociedade. A Mariene de Castro é outra atração que tem a cara de Corumbá. Um dos objetivos é estimular as pessoas, os moradores locais a participar, para estimular a economia local. De 11 a 14 de novembro estaremos celebrando a cultura do Estado, a cultura pantaneira e sul-americana. Acessem o site para acompanhar a programação. Agradeço a presença de todos, principalmente das pessoas de Corumbá. Espero vocês lá em Corumbá para essa grande festa”, declarou Roscoe.

A deputada estadual Mara Caseiro falou em nome dos 24 deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Cultura que organizou este evento maravilhoso. Agradeço ao governador que, apesar dos problemas, tem mantido e melhorado os eventos. Vamos sair daqui hoje com um sorriso maior no rosto. A cultura está sendo valorizada. Que Deus abençoe o Festival América do Sul Pantanal. Falo em nome dos 234 deputados estaduais que são parceiros e apoiam a cultura no Estado e o Festival. Um grande abraço”.

O governador Reinaldo Azambuja falou sobre a importância de manter os festivais. “Quando olhamos para o país, em 2014, 2015, vimos muitos festivais deixando de existir. Conseguimos em Mato Grosso do Sul mantê-los com uma nova roupagem, com diversificação cultural. Já é costume da cultural local, com a participação dos artistas e da população local. É muito bonita a participação de todos. Hoje estamos realizando o Fasp com o apoio de alguns parceiros, com a junção de pessoas que construíram uma nova roupagem. Agora está sendo ampliado com atrações regionais e nacionais”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil O número de internações de crianças menores de 10 anos em consequência...