22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Simulação de acidente terá um caminhão químico batido e 10 vítimas no Arenamix

21/10/2016 – Atualizado em 21/10/2016

O Corpo de Bombeiros participa de simulação do curso de especialização em SCI no Arenamix, o Jornal da Manhã de hoje teve a participação da Major Tatiane que explicou sobre a ação

Por: Rayani Santa Cruz

Militares do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas participaram do Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes – SCI, o aprendizado e treinamento ocorreu nesta semana, e nesta sexta-feira (21), ocorre o simulado com exercícios de resgate no Arenamix.

Conforme a Major Tatiane do Corpo de Bombeiros, o evento foi realizado pelo PAM (Plano de Auxílio Mútuo), e o Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes – SCI, visa dar condições para que os envolvidos compreendam os principais conceitos e métodos deste modelo de gerenciamento desenvolvido para comando, controle e coordenação, em resposta a situações de emergência.

Os militares terão a capacitação no sistema vivencial teórico e prático, com uma atividade em campo. Para ela o exercício de simulação é extremamente e importante devido a prevenção e gerenciamento da situação feito pelos próprios alunos. Os exercícios serão executados para o melhoramento da equipe e a Major afirmou que na atividade haverá um acidente com um caminhão de acido sulfúrico com 10 vítimas, num curto tempo para o resgate da corporação.

SOBRE O PAM

O PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, o município, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, por meio de suprimentos e manutenções diversas, e apoiar o Corpo de Bombeiros em caso de sinistros. Em retribuição a este auxílio mútuo, o CBMMS disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.

Integram ao PAM as empresas: Fibria, International Paper, Petrobras – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen – MS), Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE – LCP), Sitrel Siderurgia, White Martins, Akzo Nobel, Omya, Eldorado Brasil, Metal Frio e Cargill; e as instituições públicas, como: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

O acionamento do PAM é feito pelo Corpo de Bombeiros, por meio do 5º GBM, que é o órgão encarregado de verificar quando há a necessidade de atuação das equipes e/ou equipamentos de segurança das empresas que integram o grupo.


Marjor Tatiane do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. Foto: Rayani Santa Cruz

https://youtube.com/watch?v=Jvlyu59AwLM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia