33.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

VÍDEO. Casal de Araras Canindé é flagrado “afiando bicos” na imagem de Santa Luzia

20/10/2016 – Atualizado em 20/10/2016

Espécie de ave que traz na plumagem as cores da bandeira do Brasil está ameaçada de extinção e necessita de todo tipo de proteção

Por: Marcio Ribeiro

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos. Conta a tradição cristã que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.

A paróquia de Santa Luzia, em Três Lagoas, tem mais de 40 anos de fundação, sendo uma das mais simpáticas e frequentadas de nossa Diocese.

Pelo jeito, toda essa devoção não provém apenas dos fiéis católicos do bairro que leva o mesmo nome, mas sim de alguns animais silvestres que compõem a nossa fauna. Entre eles, a Arara Canindé, que diariamente brinda nossa visão com sua bela plumária.

O flagrante ecológico em questão foi constatado pelo nosso ouvinte, o empresário Antônio Gonçalves de Senna, o popular Toninho da farmácia, que filmou o momento em que as aves afiavam os bicos na imponente imagem da santa sobre a capela. “Vai saber se elas não estavam pedindo proteção divina diante da degradação da Natureza?”, imaginou, Toninho.

É sabido que a espécie aprecia a ingestão de pedrinhas que auxiliam na trituração de sementes de algumas das palmeiras que fazem parte da dieta dessas araras. É o caso do buriti, tucum, bocaiúva, carandá e acurí. Não há comprovação, no entanto, que partes extraídas do gesso do monumento religioso são engolidas para facilitar essa digestão.

A nossa reportagem conversou com um representante da igreja. Rodrigo, não atribui às Araras a deterioração da imagem. “A estrutura da santa já necessita de uma manutenção. Ela existe há 13 anos mais ou menos e devido a ação da intempérie (chuva, sol, vento) já está muito descascada e necessitando de reparos. A atitude das aves é muito comum nos pontos altos da cidade. Elas também são flagradas sobre a imagem do Cristo, uma particularidade de Três Lagoas, e isso é motivo de orgulho para todos nós”, salientou.

Flagrante do ouvinte Toninho e o comentário de Rodrigo são dignos de comemoração e reflexão. A espécie de ave que traz em suas penas as cores da bandeira do Brasil está ameaçada de extinção e carece da sensibilidade e compreensão da comunidade para que não deixe de sobrevoar, colorir e de vez em quando “arranhar” a nossa consciência.

O apoio de todos é muito importante. Até mesmo de Santa Luzia, a protetora de nossa janela da alma!


Apesar dos coqueiros e palmeiras ao redor da igreja, as aves deram preferência à estátua da santa. Fotos e vídeo: Antônio Gonçalves de Senna/ Rádio Caçula.

https://youtube.com/watch?v=z8U62psFUf4

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...

Presidente do SINSAPP fala sobre principais reinvindicações da Polícia Penal de MS

Na manhã desta segunda-feira (29), durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Mato Grosso do...