8.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

Núcleo de documentação histórica de Três Lagoas/MS recebe novo acervo

05/10/2016 – Atualizado em 05/10/2016

Por: Informações de Assessoria

O Núcleo de Documentação Histórica “Honório de Souza Carneiro” recebeu no dia 5 de outubro de 2016 valiosa documentação pertencente a Petrônio Rebuá Alves Corrêa (16/08/1915 – 18/07/2002), mato-grossense ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Grande Guerra.

O acervo, doado pela família, guarda cartas e cartões postais trocados com parentes no Brasil enquanto estava na Itália como soldado no teatro de guerra (1944-1945), um rico acervo de fotos que registram momentos na Itália e no Brasil, além de manuscrito das memórias do ex-combatente enquanto expedicionário da FEB. Petrônio Rebuá Alves Corrêa, nascido em Miranda-MT, no retorno ao Brasil viveu em diversas cidades do antigo Mato Grosso, trabalhou como diretor de escolas, e na década de 1970 formou-se em História na Universidade Estadual de Mato Grosso em Três Lagoas (atual UFMS), cidade em que atuou como professor até se aposentar em 1981.

O acervo será avaliado, organizado e catalogado pela equipe do NDH. Ainda sem data prevista de disponibilização para pesquisa

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas relembra voz eterna do rádio no Dia dos Pais

Homenagem a Romeu de Campos Júnior, ícone da Rádio Caçula, emocionou familiares, amigos e ouvintes, celebrando seu legado de afeto, comunicação e compromisso com a comunidade.

Mulher desaparecida é encontrada morta em córrego em distrito

Mariza Guimarães Quaresma, de Chapadão do Sul, foi localizada neste domingo, 10, em área rural de Cassilândia, onde suspeita é que ela tenha caído de uma cachoeira, mas causa da morte ainda é investigada.

Participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população.