27.6 C
Três Lagoas
sábado, 4 de abril, 2026

Brasil e todo o continente americano estão livres do sarampo, diz Opas

28/09/2016 – Atualizado em 28/09/2016

No Brasil, os últimos registros originários da doença foram no ano 2000.

Por: Agência do Rádio

O sarampo está eliminado do Brasil e de todo continente americano, do extremo Norte do Canadá ao extremo sul da Argentina. A avaliação foi oficializada nesta terça-feira (27) pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

De acordo com a Opas a eliminação da doença é resultado de 22 anos de ampla administração da vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola no continente. A região, agora, é a primeira zona livre de sarampo endêmico no mundo.

No Brasil, os últimos registros originários da doença foram no ano 2000 e, desde então, todos os casos confirmados no país vieram de outros países. O último caso de sarampo relatado foi no Ceará, em julho de 2015.

Na década de 1980, o sarampo causava mais de dois milhões e meio de mortes por ano no mundo. Entre 1971 e 1979, foram cerca de 100 mil óbitos somente nas Américas. Um estudo sobre a efetividade da eliminação do sarampo na América Latina e no Caribe estima que, com a vacina, os países da região vão conseguir prevenir três milhões e 200 mil casos e 16 mil mortes até 2020.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

”Cê Tá Doido” participa do ‘Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel’ neste domingo

Ícaro & Gilmar, Panda, Humberto & Ronaldo, do “CÊ TÁ DOIDO”, juntamente da cantora Mariana Fagundes, disputam o quadro “Qual é a Música”

Calor intenso marca sábado de páscoa em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 38°C, com baixa umidade e possibilidade de pancadas isoladas de chuva em algumas regiões

MEC divulga nova chamada da lista de espera para Fies do 1º semestre

Convocações pela lista de espera ocorrerão até 10 de abril