27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Com 593 mil doses para MS, campanha de vacinação do SUS começa dia 19

16/09/2016 – Atualizado em 16/09/2016

Com 593 mil doses para MS, campanha de vacinação do SUS começa dia 19

Por: Correio do Estado

A Campanha Nacional de Multivacinação começa na próxima segunda-feira (19) em todo o país. Todas as crianças menores de cinco anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos deverão participar da vacinação que ocorre entre os dias 19 e 30 de setembro. Das 26,8 milhões de doses disponibilizadas no país, 593,4 mil foram enviadas para Mato Grosso do Sul, onde serão distribuídas aos municípios.

Conforme o Ministério da Saúde, o “Dia D” é o dia da mobilização nacional em todos os estados brasileiros, onde espera reduzir o índice das doenças imunopreveníveis e também diminuir o abandono à vacinação.

Campanha envolverá vacinação contra Poliomelite, HPV, Meningocócica C e Pneumocócica 10 valente.

GRUPOS

Poliomelite: A vacinação passou a ter três doses da vacina injetável, 2, 4 e seis meses, além de mais duas doses com a vacina em “gotinha”.

HPV: Vacinação tem duas doses, com o intervalo de seis meses entre elas. Estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.

As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Meningocócica: O reforço é de 12 meses, podendo ser feito em até os 4 anos. As primeiras doses dessa vacina continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Pneumocócica: A vacina tem duas doses, aos 2 e 4 meses, com reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos.

Essa recomendação também é em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.