19.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Criador de galos-índio é multado por maus-tratos e usar animais para briga

12/09/2016 – Atualizado em 12/09/2016

Por: C.G.News

Jancy Cley Rocha, 42, foi multado acusado de manter 15 animais domésticos da espécie galo-índio para briga. As rinhas aconteciam na casa do homem que tinha toda estrutura comum para os atos, como pátio aberto com piso cimentado, bancos e estruturas circulares de metal conhecidas como arenas. O caso aconteceu em Aparecida do Taboado, distante 481 km de Campo Grande.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) recebeu denúncias de que uma rinha funciona na casa do homem e que os galos de briga eram mantidos em situação de maus-tratos.

Os militares foram até o local na manhã de ontem (11) e confirmaram a veracidade das denúncias, sendo que os animais eram mantidos confinados individualmente em gaiolas extremamente pequenas, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada.

Também foi constatado que os galos tinham cicatrizes de ferimentos na crista e peito. Todas as aves estavam mutiladas, com as esporas cortadas e sem as penas nas coxas, pescoço e embaixo das asas, o que caracteriza popularmente as rinhas de galo.

O homem justificou que cria os galos para reprodução e negou os crimes. Ele afirmou ainda que as mutilações e cicatrizes nos animais são necessárias para que os galos não machuquem as galinhas durante o cruzamento.

Jancy foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil do município juntamente com os animais e materiais apreendidos. Ele vai responder por crime ambiental de maus-tratos a animais, além de ser multado em R$ 7,5 mil.

Galos estavam mutilados e eram mantidos em gaiolas extremamente pequenas. (Foto: PMA/Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo