09/09/2016 – Atualizado em 09/09/2016
Em estado grave, ele foi transferido para Araçatuba
Por: Marcio Ribeiro com Ilha de Notícias
Segundo apurou o ilhadenoticias.com, a criança nasceu com apenas 30% do cérebro formado. Ela foi transferida em estado grave para a Santa Casa de Araçatuba, onde está internada e respira com a ajuda de aparelhos.
Ainda segundo apurou o ilhadenoticias.com, a mãe da criança, de apenas 15 anos, já sabia da microcefalia, diagnosticada durante o pré-natal.
Um exame feito recentemente na mãe descartou a existência de zika vírus na jovem, mas novas amostras foram colhidas para análise. (Com informações do Portal Castilho)
Microcefalia – A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.
A criança com microcefalia, pode precisar de cuidados por toda a vida, mas isso é normalmente confirmado depois do primeiro ano de vida e irá depender muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e que partes do cérebro estão mais comprometidas.
As causas da microcefalia podem incluir doenças genéticas ou infecciosas, exposição a substâncias tóxicas ou desnutrição. Algumas situações que podem provocar microcefalia podem ser Infecções como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose; Zika durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre de gestação; Consumo de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez; Síndrome de Rett; Envenenamento por mercúrio ou cobre; Meningite; Desnutrição; HIV materno; Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria; Exposição à radiação durante a gestação, e uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez.
Acredita-se que infecções como dengue e febre chikungunya durante a gestação também estejam ligadas à microcefalia.
A microcefalia também pode ser genética e acontece em crianças que possuem outras doenças como Síndrome de West, Síndrome de Down e Síndrome de Edwards, por exemplo. Por isso, a criança com microcefalia que também possui uma outra síndrome pode ter outras características físicas, incapacidades e ainda mais complicações do que as crianças que possuem somente microcefalia.
