36.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Plenário aprova primeira medida provisória editada pelo presidente interino

30/08/2016 – Atualizado em 30/08/2016

MP faz reforma administrativa e reorganiza estrutura do governo federal.

Em votação que se estendeu até a madrugada desta terça-feira o plenário aprovou a primeira medida provisória editada pelo presidente interino Michel Temer.

Por: Rádio Câmara

A MP faz uma reforma administrativa e reorganiza a estrutura do governo federal. Por exemplo, as políticas para as mulheres e os temas relacionados à igualdade racial e aos direitos humanos ficam a cargo do Ministério da Justiça, que passa a se chamar Ministério da Justiça e Cidadania. A Previdência Social é incorporada ao Ministério da Fazenda, a Controladoria-Geral da União se transforma em Ministério da Transparência, o Ministério das Comunicações é extinto e passa a fazer parte do novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

O líder da Rede, Alessandro Molon, criticou as mudanças. Para ele, as minorias saem prejudicadas.

“Eu me refiro aqui aos negros, aos afrodescendentes, que são maioria da população brasileira, embora sub-representados nessa Casa, eu me refiro às mulheres, que são maioria da população brasileira, embora sub-representadas nessa Casa, eu me refiro à luta pelos direitos humanos, eu me refiro à luta pela ciência e tecnologia no nosso país, eu me refiro ao desenvolvimento agrário num país que até hoje não fez reforma agrária.”

Já o líder do DEM, Pauderney Avelino, afirma que é preciso cortar mais.

“Neste momento nós temos que aprovar esta medida provisória e vamos trabalhar para reduzir ainda mais o número de ministérios e demitir todos aqueles que sem mérito ganharam cargos e estão aí na boa vida, sem trabalhar e atrapalhando o país.”

Além da primeira MP de Temer, a última medida provisória editada por Dilma Rousseff antes de ser afastada também foi aprovada. A medida provisória trata da emissão de dois certificados voltados para a área agrícola. Corrigidos pela variação cambial de moedas estrangeiras, os dois mecanismos buscam garantir o financiamento externo para o agronegócio.

As duas MPs seguem para a análise do Senado.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas realiza recapeamento de 1,9 km na Rua Egídio Thomé

Obra abrange cerca de 18 mil m² e melhora acesso ao Distrito de Jupiá A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Serviços...

AABB conquista título do Campeonato Municipal de Voleibol Feminino 2025

Equipe venceu a APAS por 2 sets a 0 na grande final realizada no Ginásio Municipal “Cacilda Acre Rocha” Na noite desta quarta-feira, 21 de...

MS confirma mais de 7,8 mil casos de dengue e 17 mortes em 2025

Boletim da SES também aponta avanço da chikungunya, com 6.999 infecções confirmadas e 16 óbitos