24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 12 de agosto, 2025

Judiciário de MS terá mobilizações em prol da mulher em agosto

06/08/2016 – Atualizado em 06/08/2016

Por: TJMS

Em agosto, mês em que a Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, completa 10 anos de existência, o Tribunal de Justiça de MS, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, estará mobilizado em duas grandes campanhas: Justiça pela Paz em Casa e Agosto Lilás.

A Justiça pela Paz em Casa, para quem não se lembra, é uma campanha realizada por todo o Judiciário brasileiro e terá sua 5ª edição, de 15 a 19 de agosto. Este ano, o foco da campanha será o atendimento psicossocial da mulher e a promoção da sua autonomia econômica.

Integrando esta ação, nos dias 15 e 16 serão realizadas palestras na Casa da Mulher Brasileira como parte do Projeto Valorizar – Empoderamento e Protagonismo da Mulher. Somado a essas ações, haverá o esforço concentrado de julgamentos nas 54 comarcas da justiça sul-mato-grossense.

Com o intuito de promover a inclusão social, a Coordenadoria realizará uma edição do Projeto Maria da Penha na Roda do Tereré e, desta vez, no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (ISMAC), no dia 17 de agosto, às 14 horas. A conversa será com mulheres deficientes visuais a fim de prevenir e contribuir para uma mudança de cultura e redução desses casos. Serão distribuídos cartões em braille com informações e os números de telefone para denúncias (180) e casos de emergências (190).

A exemplo das edições anteriores, os juízes do interior receberão cartilhas sobre o tema e organizarão ações locais, acrescidas de participação em palestras/eventos nas escolas e meios de comunicação.

Parceria – A campanha Agosto Lilás é uma iniciativa do Governo de MS, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e outros.

A intenção é uma grande mobilização da sociedade civil e do poder público, em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha, colocando o tema em pauta e em discussão durante todo o mês de agosto, para chamar a atenção da sociedade para a violência contra mulheres e meninas.

Questionado sobre as ações desenvolvidas, o Des. Paschoal Carmello Leandro, que responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, explicou que se está procurando formar o perfil de cada vítima, na tentativa de encaminhá-la para o mercado de trabalho.

“Queremos afastá-la da dependência econômica, possibilitando às vítimas sua manutenção e de seus filhos e garantindo sua tranquilidade. Muitas sempre viveram na dependência econômica dos maridos, sempre sendo submissa financeiramente ao homem, daí sua dificuldade de colocação no mercado de trabalho”, garantiu.

O desembargador citou ainda parcerias com o Governo do Estado, com a Subsecretaria de Atendimento à Mulher, enfim, diferentes parceiros não só com palestras, cursos, mas também com encaminhamentos para o mercado de trabalho.

“Temos também o projeto Gente para Gente e, nessa semana dedicada ao tema, realizaremos atendimento visando levantar a autoestima das vítimas com corte de cabelo, hidratação, escova, maquiagem, enfim, tudo o que permita levantar sua autoestima e resultar em condições de encaminhamento para um local de trabalho”, completou.

O Des. Paschoal citou o Projeto Valorizar, quando as mulheres são convidadas a participar de uma tarde de palestras, discussões com intuito de resgatar sua autoestima e potencializar a conscientização de seus direitos e capacidades.

“Teremos atividades psicossociais como, por exemplo, rodas de conversas com enfoque na valorização pessoal, além de discussões e esclarecimento de dúvidas, apresentação de vídeos, enfim, atividades para favorecer sua autoestima. No Poder Judiciário trabalhamos com a campanha Justiça pela Paz em Casa, criada pela Min. Carmen Lúcia. Fazemos um trabalho contínuo de conscientização do valor da Lei Maria da Penha para despertar o interesse em denunciar”, concluiu.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia empossa novos servidores aprovados em concurso público de Três Lagoas

Cerimônia oficial, realizada no gabinete do prefeito nesta terça-feira, 11, efetivou concursados para as vagas de cirurgiã-dentista e técnicos administrativos.

Azul encerra em definitivo voos em Três Lagoas e outras 13 cidades

Corte amplia redução de rotas iniciada em julho, onde empresa alega ajustes para priorizar destinos com maior retorno financeiro.

Chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista nesta terça-feira em partes do Brasil

Fenômeno atinge pico nesta madrugada com até 75 meteoros por hora, mas brilho da Lua pode dificultar observação