03/08/2016 – Atualizado em 03/08/2016
Bemis fecha e produção será transferida para Três Lagoas. MS
Por:Jornal Cruzeiro do Sul
A indústria de embalagens plásticas Bemis, antiga Dixie Toga, anunciou que deve sair de Votorantim até o fim de novembro deste ano. As operações realizadas na cidade vão ser transferidas para Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, onde fica a sede de uma empresa recentemente adquirida pelo grupo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas e Químicas de Sorocaba e Região, Carlos Alberto dos Santos, afirma que tem buscado reverter a decisão, que deixaria aproximadamente 449 funcionários na rua.
O clima dentro da Bemis é de “apreensão e tristeza”, segundo um funcionário que preferiu não se identificar. Muitos dos trabalhadores têm mais de 15 anos de casa e a notícia da mudança foi uma surpresa. “Para todo mundo caiu como uma bomba, ninguém esperava que a empresa iria embora”, diz o funcionário. A fábrica existe há muito tempo e, de acordo com ele, é boa de se trabalhar. “Tem funcionário que está há 35 anos aqui.”
Os funcionários foram informados na segunda-feira. A alegação dos diretores na reunião foi de que a transferência para Três Lagoas atende a uma “estratégia de mercado”. A Bemis adquiriu uma concorrente, a Emplal, cuja sede fica naquele município. Os incentivos fiscais concedidos na cidade foram levados em consideração. “Disseram que o prédio é maior e que os impostos são mais baixos”, relata o funcionário.
No máximo, 10% dos que atualmente trabalham na Bemis em Votorantim devem ser realocados. Todos eles, no entanto, ocupam cargos mais elevados. Ainda conforme o funcionário, a empresa informou ontem que a mudança é irreversível. Apesar disso, o presidente do sindicato acredita que será possível reverter a decisão. “Estamos fazendo de tudo para que a empresa não vá embora”, destaca Santos.
Segundo ele, contudo, cabe ao poder público a criação de incentivos fiscais. “O problema são os incentivos fiscais, porque eles tiveram oferta de outro Estado e acharam que é vantajosa”, diz Santos, que acrescenta que estão sendo feitas reuniões com a diretoria para tentar uma solução. Para o funcionário da Bemis ouvido pela reportagem, a única informação é de que o sindicato tem buscado mais benefícios aos trabalhadores para a rescisão.
Bemis
Em nota, a Bemis informa que as atividades da fábrica de rígidos de Votorantim serão transferidas em sua totalidade para a unidade de Três Lagoas, que fabrica o mesmo tipo de produto. A mudança atende sua estratégia de negócio regional na América Latina. “A medida visa otimizar o fluxo de produção e modernizar nosso parque fabril.”
De acordo com a empresa, parte dos colaboradores de Votorantim será realocada em outras unidades da companhia. A Bemis não informa, no entanto, o número de trabalhadores que devem permanecer ou que serão desligados. O período de transição, ainda conforme a nota, começou ontem e deve terminar no dia 30 de novembro.
