25.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Fiscalização de balões ficará mais rígida durante os Jogos

28/07/2016 – Atualizado em 28/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Agência Brasil

Para reforçar o combate à soltura dos balões não tripulados, também conhecidos como balões juninos, a Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, publicou, nesta quarta-feira (27), um manual com orientações para as forças de segurança pública detalhando as regras, os enquadramentos legais e as sanções para quem desrespeitar a legislação vigente. O documento é parte da campanha “Balão é coisa séria” e está disponível no site da Secretaria (http://www.aviacao.gov.br/paginas-tematicas/campanha-balao/mofsp-vf.pdf).

Assim como os drones, aeronaves não tripuladas, os balões juninos serão restritos durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O acesso ao espaço aéreo por esses artefatos não será autorizado, exceto dentro de áreas já estabelecidas e se tiverem autorização prévia do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Segundo o coordenador-geral de Gestão da Navegação Aérea Civil, Max Dias, a soltura desses balões é considerada crime em várias situações, pois coloca em risco as aeronaves e os aeroportos, dificulta ou até inviabiliza a navegação aérea, conforme estabelecido no artigo nº 261 do Código Penal (Decreto Lei 2.848/1940).

Perigo

“A soltura de balões mesmo aqueles sem fogo, ditos ecológicos, representa um real perigo para a aviação por manter como principais elementos de sua periculosidade a não controlabilidade, a ausência de visualização pelos radares/controladores de tráfego aéreo e a impossibilidade de interrupção do voo”, pontuou Dias.

Além disso, o coordenador-geral explica que, além de poder afetar a segurança operacional da aviação, esses artefatos podem acarretar mudanças não programadas na malha aérea, impactando a pontualidade de voos e do sistema como um todo, acarretando perdas econômicas significativas e degradando a qualidade dos serviços aos passageiros.

A prática pode ser denunciada pelo telefone da Polícia Militar – 190.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.