19/07/2016 – Atualizado em 19/07/2016
Silvânia Costa,três-lagoense campeã mundial, é uma das convocadas
Por: Marcio Ribeiro com O Estado
A 50 dias dos Jogos Paraolímpicos do Rio-2016 saiu a lista dos convocados do Brasil. Será a maior delegação que já representou o país em uma Paraolimpíada, 278 atletas. Mato Grosso do Sul vai marcar presença com 13 competidores nas modalidades do atletismo, judô, futebol de 7 PC e canoagem.
Entre os convocados estão sul-mato-grossenses com chances de medalhas. A campeã mundial, a três-lagoense Silvânia Costa bateu recentemente o recorde mundial na prova do salto em distância, na classe T11 (cego total), na etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, em São Paulo (SP). E o campo-grandense Yeltsin Jacques Ortega, levou dois ouros nas provas dos 1,5 mil e 5 mil metros (baixa visão), nas classes T-12 (baixa visão).
No tatame, a expectativa é pódio com Michele Ferreira, no peso meio-leve (até 57 kg). A lutadora natural Porto Murtinho tem a experiência de ter conquistado duas medalhas de bronze nos jogos de Pequim-2008 e de Londres-2012. No futebol de 7 PC foram oito jogadores convocados a base da seleção que busca o ouro inédito. O goleiro Marcos Ferreira e os atletas Fabrizio Nascimento, Fernandes Celso, Hudson do Carmo, Igor Romero, Jônatas Santos, Maycon de Almeida, Wesley Martins. E na canoagem as esperanças de medalha inédita para o Estado estão em Debora Raiza Benevides e Fernando Rufino.
Em setembro
Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres com a tarefa de atingir a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição nos Jogos de Londres-2012 (21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze – 43 no total). Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas.
