31 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Evento marca o encerramento da primeira fase do Plano TL Sustentável

13/07/2016 – Atualizado em 13/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão MS

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Votorantim e com apoio da Prefeitura Municipal, realiza, nesta quarta-feira (13), a partir das 8h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Três Lagoas (MS), o Seminário de Validação dos Indicadores da Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), que encerra a primeira fase de trabalho do Plano Três Lagoas Sustentável, iniciado em março de 2016 como ação do Programa de Apoio à Gestão Pública (PAGP).

O diagnóstico, baseado nos indicadores, foi realizado pela consultoria técnica da Synergia em conjunto com um grupo multidisciplinar de especialistas, composto por integrantes da Prefeitura de Três Lagoas (MS) e do BID, entre outras instituições. No momento do seminário, os indicadores serão avaliados e, posteriormente, validados pelo público alvo do evento, que são gestores municipais, representantes da sociedade civil organizada e demais segmentos do município.

Os 127 indicadores da metodologia ICES coletados sobre o município de Três Lagoas (MS), foram observados a partir das dimensões: ambiental e mudança climática, urbana, fiscal e governança. Além disso, a cidade será a primeira do Brasil a receber um estudo adicional: o de competitividade, no âmbito da ICES. Uma vez identificados os pontos fracos a serem fortalecidos, será estruturado o Plano de Ação para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O evento também apresentará os resultados da Pesquisa de Opinião Pública, aplicada no mês de maio, com objetivo de quantificar a importância dada pelos moradores para os temas da metodologia ICES que irão compor o Plano de Ação.

Metodologia

A metodologia ICES é desenvolvida em duas fases. A primeira consiste em uma avaliação rápida da realidade de Três Lagoas, priorização de temas relevantes para a sustentabilidade do município e preparação do Plano de Ação, incluindo quatro etapas: preparação, análise/diagnóstico, priorização e plano de ação, que contém propostas concretas para intervir nas áreas identificadas como críticas. Já a segunda fase inclui mais três etapas, como o pré-investimento, monitoramento e investimento para a execução do plano.

Três Lagoas é o primeiro município não capital a receber um plano voltado para aumentar a qualidade de vida dos seus habitantes e preparar a cidade para o desenvolvimento sustentável. O plano faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública, uma parceria do Instituto Votorantim com o BNDES para apoiar prefeituras de municípios brasileiros na elaboração de projetos de modernização de gestão pública e ordenamento territorial, articulando parcerias e recursos, de forma transparente. A Fibria se juntou às duas instituições para patrocinar o programa em Três Lagoas, onde atualmente constrói a sua segunda linha de produção de celulose, o Projeto Horizonte 2.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 200 vagas de emprego estão disponíveis nesta terça em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Com caso envolvendo Três Lagoas, Havan é proibida de exibir vídeos de “Amostradinhos” nas redes sociais

Autoridade Nacional de Proteção de Dados apontou uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados por exposição de suspeitos sem consentimento, onde varejista de Luciano Hang tenta reverter decisão.

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões