18.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Agropecuária em MS abriu 17 postos de trabalho por dia

08/07/2016 – Atualizado em 08/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão MS

As últimas informações disponibilizadas pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que a agropecuária encerrou o mês de maio com um saldo positivo no mercado de trabalho. Contabilizando contratações e demissões, o setor registrou um saldo positivo de 522 postos, o que representa aproximadamente 17 vagas ao dia.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o relatório mostra que o setor está na contramão do cenário negativo dos outros segmentos em todo país. “Os dados refletem a empregabilidade do setor e são resultado do desempenho no campo. Além disso, no ranking municipal, os três primeiros colocados: Três Lagoas, Maracaju e Ponta Porã são destaques na produção agrícola. Mato Grosso do Sul tem uma condição muito favorável ao desenvolvimento da atividade e tem superado esse momento delicado da nossa economia”.

De acordo com os números do Caged, em maio de 2016 foram gerados 562 empregos celetistas, o que equivale a 0,11% em relação ao mês anterior, sendo que o setor foi o que mais contribuiu para o resultado positivo, seguindo pela Construção Civil que apresentou um saldo de 397 postos ” Somos competitivos diante de outros setores e até mesmo em relação a agropecuária de outros países”.

Saito destaca que apesar do resultado positivo, a mão de obra no campo exige especialização e para isso o Senar/MS tem investido na capacitação dos trabalhadores. “Em 2015 foram capacitadas 160 mil pessoas em todo estado. Para este ano, nossa meta é atingir mais 200 mil profissionais”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festival Caipira reúne multidão e agita o fim de semana com shows e sabores típicos

Com público recorde, evento teve Falamansa, Loubet, comida boa e destaque para o empreendedorismo feminino; próxima edição já está confirmada para 2026 A terceira edição...

Frente fria avança e pode mudar o clima em Três Lagoas nesta segunda

Instabilidades provocadas por baixa pressão e transporte de umidade aumentam a nebulosidade e elevam o risco de tempestades localizadas na região.

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...