18.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Vacina em gota é substituída pela injeção

06/07/2016 – Atualizado em 06/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Folha da Região

A partir deste ano, o esquema vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil) terá mais vacinas injetáveis do que a famosa gotinha. O Ministério da Saúde decidiu substituir por entender que as doses injetáveis já garantem proteção e que a descontinuação da vacina oral ajuda a minimizar o risco de novos casos da doença. A polio está erradicada no País desde a década de 1990.

De acordo com o MS, até o ano passado, o esquema era composto de duas doses injetáveis, aplicadas aos dois e quatro meses de vida da criança, e de três “gotinhas”, dadas aos seis meses, e outras duas doses de reforço até os cinco anos. Agora, com essa mudança, a vacina injetável passa a ser aplicada aos dois, quatro e seis meses; e a versão oral, nas duas doses de reforço. No caso das doses adicionais, o objetivo era reduzir a circulação do vírus nas comunidades.

Em nota, o governo federal informou que, neste ano, devido a essas mudanças, a recomendação será vacinar apenas crianças entre seis meses e cinco anos de idade, que ainda não tenham completado o esquema. “Essa é uma atualização técnica regular do Calendário Nacional de Vacinação e não prejudica a imunização das crianças. A redução das doses da vacina oral faz parte do Plano de Erradicação da Poliomielite no Brasil, que segue todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e visa erradicar a doença em todo o mundo até 2018”, explicou o Ministério da Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e pode mudar o clima em Três Lagoas nesta segunda

Instabilidades provocadas por baixa pressão e transporte de umidade aumentam a nebulosidade e elevam o risco de tempestades localizadas na região.

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...