22.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Demóstenes preservou funcionário fantasma

Geral – 01/04/2012 – 10:04

Além de colocar o mandato a serviço do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) tentou ludibriar a fiscalização da contratação de servidores fantasmas no Senado. Numa das conversas gravadas pela Polícia Federal na Operação Vega, Demóstenes diz ao contraventor que terá que demitir dois servidores e depois recontratá-los.

O motivo seria escapar das denúncias de desvio de dinheiro por meio da contratação de assessores fictícios. Acusado de chefiar a exploração ilegal de caça-níqueis, Cachoeira está detido no presídio de segurança máxima de Mossoró (RN).

Devido a esta e outras acusações, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito criminal contra o senador e outros parlamentares na quinta-feira. A conversa foi interceptada às 15h51m do dia 12 de maio de 2009. Depois dos cumprimentos habituais, em que se tratam de Doutor (Demóstenes) e Professor (Cachoeira), o senador vai direto ao ponto que interessa ao colega.

— Tão aqui nos gabinetes procurando servidores fantasmas. Você entendeu ? Então, para evitar problema, no futuro a gente volta a resolver isso aí, falou? — confidencia o senador.

Naquele momento, senadores estavam às voltas com denúncias de atos secretos e contratação de servidores fantasmas. Publicamente, o senador defendia a faxina ética e criticava duramente o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas, na conversa com o contraventor, Demóstenes classifica a fiscalização de “caça às bruxas” e dá a receita para burlá-la.

— Caça às bruxas aqui. Mas daqui a uns dois, três meses a coisa aquieta e a gente retorna, falou?

Cachoeira, o “Professor”, endossa a trama:

— O.K., Doutor.

Fonte: Jaílton de Carvalho, O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.