34.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

Prefeitura de Três Lagoas ignora Justiça e paciente morre por falta de hemodiálise

01/07/2016 – Atualizado em 01/07/2016

Por: Lucas Gustavo

O aposentado José Manoel da Silva, de 55 anos, morreu, no início da tarde de ontem (30), no hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas. O paciente sofria de diabetes e insuficiência renal crônica. Ele aguardava, há quase dois meses, por uma vaga de hemodiálise na unidade. De tanto esperar pelo tratamento, o homem não resistiu às complicações das doenças.

Conforme apurado pela Rádio Caçula, no dia 21 de maio, José enviou requerimento à secretária municipal de Saúde, Eliane Cristina Figueiredo Brilhante. No documento, o aposentado pediu, com máxima urgência, que a prefeitura liberasse sua hemodiálise. ‘’Caso não a faço, corro o risco de morrer. Aguardo prazo de 24horas’’, citou ele, sem condições financeiras parar arcar com o procedimento pela rede particular.

Ainda na declaração, o morador anexou um relatório médico expedido pelo neufrologista Renato Pontelli. No laudo, o profissional destacou que não havia mais nenhuma vaga para hemodiálise no hospital e que José podia perder a vida caso ficasse sem o tratamento.

A solicitação do aposentado foi ignorada pela Secretaria de Saúde. Por conta disso, ele recorreu ao Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e relatou seu caso.

No dia 30 de maio, a Juíza de Direito Aline Beatriz de Oliveira Lacerda determinou que, dentro de 24 horas, o Município providenciasse a hemodiálise do paciente. O prazo expirou e a prefeitura não obedeceu a Ação de Obrigação emitida pela Justiça.

O aposentado era evangélico e foi velado na Igreja de Missões Mundiais do Brasil. O enterro dele aconteceu às 16h desta sexta-feira (1º). Agora, a família de José clama por Justiça.

José morreu no hospital Nossa Senhora Auxiliadora. (Foto: Lucas Gustavo/ Arquivo).

Paciente tinha 55 anos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Miss Três Lagoas 2024

Sábado, dia 27/04, mais uma vez a Cia de Eventos, coordenada por Gisella Peron celebrou a beleza da mulher tres-lagoense com um espetáculo, com...

Vítima de capotamento na BR 262 realiza ação solidária para consertar caminhonete

Jaqueline Gomes de Souza contou um pouco de como aconteceu o acidente, na região próxima de Arapuá, onde estava junto de seu marido e seu filho no veículo, tendo somente com ferimentos leves.

Festa de 6 anos de Guilherme Matos Fidelis

No ultimo sábado (27) aconteceu na Associação Mèdica, a festa de aniversário de 6 anos de Guilherme Matos Fidelis. Os pais, a Dra. Patrícia Matos...