22.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Aeroporto que custou R$ 15,6 mi é invadido por mato e animais em MS

29/06/2016 – Atualizado em 29/06/2016

Com cerca caída, animais têm livre acesso ao entorno e à pista. Prefeito nega abandono e diz que vai recuperar cerca.

G1/MS

O aeroporto de Porto Murtinho, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, vive uma situação de abandono. Inaugurado em 2009 com investimento de R$ 15,6 milhões da União e do governo estadual, o local foi liberado para operação só em 2014, quando a Secretaria de Aviação Civil (SAC) homologou a estrutura e entregou a administração à prefeitura. O prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT) nega o abandono e diz que os problemas são pontuais.

A área em torno da pista está tomada pelo mato alto. A única edificação instalada na estrutura e que serviria de apoio para quem chega ao local, já que o aeroporto não tem receptivo, está com várias telhas quebradas e uma parte da cerca caiu, possibilitando o acesso de animais à própria pista do aeródromo, o que acaba colocando em risco a vida de quem se aventura a pousar ou decolar do local.

“Na sexta-feira passada, um produtor rural que ia pousar no aeroporto teve que ligar antes para seus funcionários na cidade e pedir para que eles fossem até o local espantar os animais que estavam na pista, porque senão ele não teria condições de descer com o avião. E eles fizeram isso, entraram com uma caminhonete dentro da pista e tocaram alguns cavalos que estavam lá”, afirmou o radialista e vereador Edicarlos Oliveira (PSDB).

A pista de pouso e decolagem do aeroporto é toda asfaltada. Tem 1.300 metros de comprimento e 30 metros de largura. O aeródromo não recebe nenhuma linha regular, a estrutura é utilizada somente para pouso de aeronaves particulares, e que representam menos de um voo por dia, pousando ou decolando do local.

Diante da facilidade de acesso e do pouco uso da estrutura que demandou um investimento milionário, alguns moradores da cidade chegam a usar a pista, conforme denúncia do radialista e vereador, como pista de caminhada. “Conversando com vizinhos, eles disseram que a cerca está caída há alguns anos”, afirmou Oliveira.

O prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda dos Santos, negou ao G1 que o aeroporto da cidade esteja abandonado. Segundo ele, o município paga duas pessoas para tomarem conta da estrutura e afirmou ainda que desconhecia o problema da queda da cerca no entorno do aeródromo, o que possibilitou a entrada de animais na pista.

“Se ocorreu, faz pouco tempo [queda da cerca] e se animais entraram na pista, foi um caso pontual, não ocorre frequentemente”, afirmou, completando que determinaria para que o secretário de Obras do município recuperasse a cerca e providenciasse a limpeza do entorno da pista.

O prefeito reconheceu, entretanto, que o aeroporto não é prioridade para o município. “Somos um município pequeno, não temos como cuidar do aeroporto, para isso precisamos de uma parceria com a iniciativa privada para transformar a estrutura em um aeródromo para o Mercosul, o que vai alavancar o turismo e a economia da região. Enquanto não conseguimos isso fica difícil. Temos que priorizar investimentos em áreas como saúde e educação”, admitiu Heitor Miranda.

Homem como moto espanta os cavalos na pista do aeroporto de Porto Murtinho, na sexta-feira passada (24), para o pouso de avião (Foto: Edicarlos Oliveira/Arquivo Pessoal).

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Cerca caída possibilita a entrada de animais na área do Aeroporto de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul (Foto: Edicarlos Oliveira/Arquivo Pessoal)

Estrutura de apoio está com o telhado quebrado(Foto: Edicarlos Oliveira/Arquivo Pessoal)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...