26.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

MPF/MS: ação quer leitos de UTI neonatal em Três Lagoas

27/06/2016 – Atualizado em 27/06/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão em Destaque

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) ajuizou ação na Justiça para obrigar o Município de Três Lagoas (MS) e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora a criarem leitos de UTI neonatal para partos de risco e prestação de socorro a recém-nascidos. Na região do Bolsão, que engloba 11 municípios próximos a Três Lagoas, com mais de 313 mil habitantes, só há leitos de emergência neonatal em um hospital particular.

As grávidas e os bebês que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a se deslocar até Campo Grande para receber atendimento – um percurso de 330 km, realizado em pouco mais de quatro horas. “Além de contar com a sorte para conseguir um vaga na capital, os pacientes, já com a saúde frágil e debilitada, ainda têm que lutar para que o Município forneça ambulância para o translado – situação dramática que coloca em risco a vida de gestantes e de recém-nascidos”, enfatiza o MPF.

Só até março de 2016, a Prefeitura de Três Lagoas recebeu mais de R$ 6 milhões para investimentos em Procedimentos de Alta e Média Complexidade. Contudo, apesar das verbas federais e da patente necessidade de uma UTI Neonatal pública na região, não há indicativos de sua implantação.

Na demanda judicial, o MPF quer, em liminar, a instalação e disponibilização, em 90 dias, de pelo menos dois leitos de UTI Neonatal no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, com todos os equipamentos técnicos e médicos necessários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A ação ainda não foi apreciada liminarmente pela Justiça.

Foto: Yuri Spazzapan

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...